Aberta a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

Aberta a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

- Aberta a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

Começou a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, o H1N1 e o H3N2. A Campanha segue até o dia 1º de junho, sendo que o Dia D de Mobilização Nacional será dia 12 de maio. Neste dia, todas as Unidades de Atenção Básica do município, estarão abertas exclusivamente para este fim.

Em Fazenda Rio Grande, até o dia 1º de junho, devem ser imunizados 5.165 pessoas a partir de 60 anos, 7.202 crianças de 6 meses a 4 anos, 1.857 trabalhadores da saúde, 1.279 professores das redes pública e privada, povos indígenas, 1.477 gestantes, 243 puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar seus postos de saúde de abrangência para serem orientados e caso se enquadrem no grupo prioritário, receberem a vacina.

A Vigilância Epidemiológica Municipal, orienta que a vacina contra a gripe é segura, sendo de grande importância que todos que se enquadrarem nos grupos de risco, tomem a vacina o quanto antes pois a mesma reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.

Quanto à ocorrência de reações adversas, a Vigilância orientou que após a administração da vacina, podem raramente ocorrer dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção, porém essas manifestações, são consideradas benignas e os efeitos costumam se dissipar em 48 horas.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. As dúvidas poderão ser esclarecidas nas Unidades de Saúde de referência de cada bairro.