Abertura da Semana do Meio Ambiente ressalta políticas públicas e ações.

Abertura da Semana do Meio Ambiente ressalta políticas públicas e ações

- Abertura da Semana do Meio Ambiente ressalta políticas públicas e ações.

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande deu início na manhã de segunda-feira (4), na Praça CEU, à Semana do Meio Ambiente, com a palestra do engenheiro sanitarista Antônio Januzzi, que falou sobre inovações tecnológicas na área. A Semana acontece até o próximo dia 9 com variadas atividades (ver programação) sobre o tema.

O prefeito Marcio Wozniack ressaltou as políticas que vêm sendo adotadas para ampliar as ações do Meio Ambiente junto à população. “É uma semana de reflexão, em que precisamos destacar a destinação dos resíduos sólidos, debater esse tema com a população e vermos diversas situações, como a do aterro, para que tenhamos alternativas e implantação de políticas que melhorem a qualidade”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Marcelo Pelanda, destacou a educação ambiental como uma das alternativas em que o tema seja estendido para toda a sociedade. “A Secretaria realiza diversas ações importantes, como limpeza de ruas, roçadas, desassoreamentos de rios, que têm impedido, mesmo com fortes chuvas, que ocorram problemas pela município”, comentou.

Pelanda também destacou o Programa Troca Verde, que envolve a Secretaria e toda a comunidade, que tem a oportunidade de trocar  resíduos recicláveis por alimentos.

O secretário de Assistência Social, José Roberto Zanchi, lembrou das primeiras medidas adotadas pela administração há alguns anos. “Entre as primeiras ações instituímos o “Fazenda cuidando do seu lixo” em que dávamos esses primeiros passos sobre a consciência ambiental, a necessidade da educação”, comentou.

Também participaram da abertura do evento, o diretor do Meio Ambiente, Diógenes Menon, a coordenadora de Projetos da Estre Ambiental, Heloize Montowski, João Vitor Domarco Mosciatti, Gerente de Operações da CGR Iguaçu, além de representantes de entidades e secretarias.