Delegacia Cidadã melhora condições de segurança em Fazenda Rio Grande

Delegacia Cidadã  melhora condições de segurança em Fazenda Rio Grande

Os moradores de Fazenda Rio Grande ganharam mais segurança nesta segunda-feira (8), com a inauguração da Delegacia Cidadã, no bairro Iguaçu. Essa é a segunda unidade desse modelo de delegacia no estado e contou com investimentos de R$ 5, 5 milhões para uma área construída de 1.200 metros quadrados. Após o evento, o secretário de Segurança, Wagner Mesquita, disse que o município pode receber novas viaturas e mais agentes. “Estamos fazendo este estudo e o município receberá após essa análise”, disse.

O governador Beto Richa elogiou a administração municipal e ressaltou a importância da nova delegacia. “É um conceito mais humanizado de atendimento, com estrutura mais atualizada e salas separadas para idosos, mulheres e adolescentes, além de ter um espaço para custódia provisória”, comentou. “Fico muito feliz outra vez com mais esse novo investimento”, concluiu.

O prefeito Marcio Wozniack ressaltou que o governo do estado já investiu no município,  mais de R$ 500 milhões nos últimos sete anos e que a parceria deverá ser ampliada. “Já são mais de R$ 500 milhões nos últimos anos e tenho pessoalmente testemunhado o empenho que o governador Beto Richa tem feito para investirmos cada vez mais em políticas públicas”, disse.

“São escolas, saneamento, pavimentação e outras obras, também quero desejar muito sucesso ao nosso governador”, elogiou.

Também participaram do evento o Chefe de Gabinete João Pelanda, os secretários de Defesa Social, Toni Silva, Obras e Meio Ambiente, Marcelo Pelanda, de Assistência Social e Habitação, José Roberto Zanchi, de Administração, Claudemir Andrade e de Urbanismo Gerry dos Santos, além do secretário estadual de Obras e Infraestrutura Pepe Richa, de Segurança, Wagner Mesquita, o delegado-geral Julio Reis.

Os deputados estaduais Francisco Bührer e Rubens Recalcatti, e o deputado federal Toninho Wandscheer, além dos vereadores  de Fazenda Rio Grande e autoridades de Mandirituba participaram da cerimônia.

A obra:

A Delegacia Cidadã possui uma cela para custódia (curto prazo) e contará com serviços cartorários e plantonistas. Estão sendo construídas unidades em Pinhais e em Guaratuba.

Ela (delegacia) constitui uma mudança de conceito no atendimento da Polícia Civil, com espaços separados para atender vítimas e agressores ou suspeitos, além de ambientes isolados para atender adolescentes, mulheres e idosos. A unidade não possui carceragens, tendo apenas uma cela, pequena, para custódia provisória de presos, que ficarão no local enquanto for necessário colher os depoimentos para o inquérito policial.