Novembro Azul

Em Brasília, prefeito e secretários defendem ampliação de recursos para a Assistência Social

O secretário de Assistência Social e Habitação, José Roberto Zanchi, participou na quarta-feira (25), como Vice Presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS, de uma Audiência Pública na Comissão de Legislação Participativa com a participação da Comissão de Seguridade Social e Família e da Comissão de Trabalho, realizada no Plenário 02 do Anexo II da Câmara Federal, em Brasília (DF).

A Audiência Pública foi coordenada pela deputada Flávia Morais (uma das autoras do requerimento) e teve como tema “Debater o corte orçamentário da Assistência Social para o exercício de 2018″. Zanchi apresentou como foi construído o Sistema Único de Assistência Social – SUAS ao longo dos anos, a estrutura atual para atendimento da população mais vulnerável, a necessidade de Orçamento para manter os Programas, Projetos e Serviços já implantados bem como ampliação dos mesmos.

O secretário frisou que, com a Proposta Orçamentária enviada pelo Governo Federal para Política Assistência Social, praticamente extingue o SUAS no Brasil, mas que “a conta vai sobrar para os municípios, pois é aonde as pessoas vivem”.

Preocupado com as conseqüências do Corte do Orçamento 2018 para o município, o Prefeito em exercício de Fazenda Rio Grande, Silvestre Savistki acompanhou a Audiência Pública. “Com o país atravessando uma crise econômica, que já tem aumentado o atendimento nos nossos CRAS’S e no CREAS, não podemos permitir esse corte de 98% no orçamento dessa importante Política Pública de Garantia de Direitos. Em minhas conversas nas diversas reuniões com deputados tenho solicitado especial atenção para a recomposição do  Orçamento para 2018″, analisou Silvestre.

Também participaram da audiência os secretários de Obras e Meio Ambiente, Marcelo Pelanda, da Defesa Social, Toni Silva e o secretário de Governo Beto Rocha.