Fazenda Rio Grande lança Carta voltada para o Desenvolvimento Integrado

Foi lançada na quarta-feira (6), no CEEP – Centro Estadual De Educação Profissional Erotides Ângelo Nichele, em Fazenda Rio Grande (PR), a “Carta de Fazenda Rio Grande”, uma Carta de Intenções Para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios da Região Metropolitana de Curitiba – Grupos de Trabalhos dos Pequenos Negócios do Pró Metrópole – que tem o objetivo de integrar cada vez mais os municípios da RMC nas Compras Públicas, Acesso ao Crédito, à Inovação, Associativismo e Educação Empreendedora.

A assinatura da Carta fechou o evento Conexão Metropolitana, que reuniu durante todo o dia 184 pessoas – entre técnicos, prefeitos, autoridades – de 29 municípios.

O prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Assomec, Marcio Wozniack, ressaltou a importância desse Encontro. “Há quatro anos, em uma reunião da Assomec em Fazenda Rio Grande lançamos a semente de uma maior união e integração entre os municípios da Região Metropolitana e hoje isso se tornou uma realidade”, disse.

“Acreditamos que um movimento com esse alcance econômico e social capaz de alavancar o desenvolvimento da RMC promoverá uma verdadeira revolução na forma como a sociedade e o poder público podem juntos transformar realidades e contribuir para um país mais desenvolvido e justo economicamente”, diz trecho da Carta.

Estudos mostram que a RMC movimenta cerca de R$ 3 bilhões anuais e menos de 20% representa negócios, investimentos ou transações entre os municípios da RMC, com o isso o Escritório de Compras, recém inaugurado, vai atuar como um grande intermediador.

Pela manhã, na abertura do Conexão Metropolitana, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Michel Micheletto, prefeito de Assis Chateubriand, reforçou o municipalismo. “Os municípios precisam ser fortalecidos, estamos nos reunindo com as autoridades par fortalecer ainda mais nossas ideias”, comentou, lembrando que teria uma reunião com o governador do estado para tratar de temas relacionados.

O gerente da Unidade de Ambiente de Negócios Regional do Sebrae, Vinícius Milani, o evento vai ao encontro das necessidades e também oportunidades debatidas pelos representantes dos municípios.

“A carta vai ao encontro do que pensamos em termos de fortalecimento, o Sebrae dá o suporte e os municípios, com o desempenho demonstrado, tem alcançado um estágio cada vez mais adiantado nessas relações entre poder público e compras”, comentou.

A Carta é subscrita pela Acinfaz, pelo presidente Gastão Gonchorovski, Pró Metrópole, Caciaspar, Fopeme, Faciap, Fecomércio, Assomec, Sebrae e a Prefeitura de Fazenda Rio Grande.