Fazenda Rio Grande recebe o primeiro “mamóvel” no estado

Foi lançado nesta semana em Fazenda Rio Grande, a Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher, que irá atender cerca de três mil mulheres gratuitamente na realização de exames de mamografia e cito patológicos. A Unidade, resultado de parceria entre a Prefeitura, Fecomercio e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná, irá atender até o dia 15 de dezembro. O município é o primeiro no estado a receber este benefício.

O prefeito Marcio Wozniack assinou o convênio juntamente com o presidente da Fecomercio, Darci Piana, em cerimônia que reuniu mais de 100 pessoas em frente ao prédio da Secretaria de Saúde. Para atuar no programa a Secretaria de Saúde capacitou 89 agentes de saúde, responsáveis pelo atendimento e o estímulo para que mulheres realizem os exames. A deputada estadual Claudia Pereira, autora da lei que permitiu a instalação do “mamóvel” , participou do evento.

Segundo Marcio, a chegada da Unidade representa um avanço nas políticas públicas praticadas pelo Poder Público e iniciativa privada. “O mais importante é esse atendimento que todas as mulheres poderão ter, é um equipamento moderno e seguro que vai garantir a prevenção de uma doença que tanto mal faz às mulheres”, disse.

O presidente da Fecomercio, Darci Piana, destacou o bom senso da administração e elogiou o prefeito. “Temos uma alegria em corresponder com um prefeito de mente aberta, preocupado com a saúde de sua cidade, são mais de 600 pessoas cuidando da saúde e é assim que se faz em uma cidade”, disse.

Para o secretário da Saúde, Rejomar Andrade, o momento pode ser considerado um dos mais importantes em sua gestão. “Temos uma equipe que atua em todas as áreas da saúde com um comprometimento muito grande e isso tem nos colocado como referência no estado, tanto para a liberação de recursos quanto para parcerias como essas, que levam saúde a todas as mulheres”, afirmou.

Repercussões – O presidente da Câmara de Vereadores, Julinho do Pesque ressaltou a importância da Saúde da Mulher e destacou também projetos de sua autoria que devem se transformar em Lei, como o que institui no município a Semana de Aleitamento Materno e outro que estimula a amamentação materna e impede restrições por parte de empresas e empregadores. Julinho também fez uma referência especial à diretora da Divisão de Atenção Básica, Juliana Martins, pelo trabalho que vem desenvolvendo no município.

A deputada Claudia Pereira disse que com a Lei, as mulheres terão uma proteção ainda mais ampla em relação às questões de preventivos contra o câncer de mama e outras doenças. “O mamóvel tem uma estrutura que garante segurança e tranquilidade em todos os exames e beneficia a todas as mulheres de forma gratuita”.

Placa para a Sala de Amamentação – Logo após o lançamento do Programa, o prefeito Marcio Wozniack e o secretário da Saúde, Rejomar Andrade descerraram a placa que referencia a Sala de Amamentação do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, que recebeu em evento do Ministério da Saúde na última semana.

Estrutura – Com equipamentos de última geração, a estrutura interna da Unidade Móvel consiste em um consultório para realização de exames citopatológicos, sala equipada com mamógrafo digital e banheiro. Na parte externa, há uma tenda e equipamentos multimídia para as ações de educação em saúde. Para promover o diagnóstico de qualidade e a continuidade na realização de exames complementares e de tratamento gratuito, o Sesc tem parceria com o Hospital de Câncer de Barretos (SP) e com o Hospital Erasto Gaertner (Curitiba), ambos considerados referência nacional no diagnóstico e tratamento de Câncer.

Participações

Participaram da cerimônia a deputada estadual Claudia Pereira, autora da lei que garante o “mamóvel” para as mulheres no estado, o presidente da Câmara de Vereadores, Julinho do Pesque, o secretário municipal de Saúde Rejomar Andrade, o diretor regional do Sesc, Emerson Sextos, o diretor regional do Senac, Vitor Monastier, o diretor da Divisão de Esportes, Lazer e Saúde, Marcus Vinícius de Mello e a coordenadora da Câmara da Mulher, Cláudia Colpi, além dos vereadores e secretário s municipais, equipes da Saúde e a Banda Escola Municipal de Fazenda Rio Grande, que fez uma performance sob a regência do maestro Evaldo Ribeiro.