Fazenda Rio Grande sedia o III Fórum de Cidades Digitais e apresenta novidades.

Fazenda Rio Grande sedia o III Fórum de Cidades Digitais e apresenta novidades

- Fazenda Rio Grande sedia o III Fórum de Cidades Digitais e apresenta novidades.

As aplicações de tecnologias em Fazenda Rio Grande estão entre as ações a serem apresentadas nesta quinta-feira (7), às 8h30, na Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ), na terceira edição do Fórum de Cidades Digitais da Grande Curitiba, cujo objetivo é fomentar a modernização dos municípios. O encontro, que é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Fazenda Rio Grande, deve reunir representantes de 30 cidades.

O prefeito Marcio Wozniack irá falar na abertura do evento sobre os projetos de aplicativos do Fala Cidadão, TV Prefeitura, Reconhecimento Facial, Fibra Ótica e Identificação de Placas.

O município tem realizado investimento de R$ 2 milhões para instalação de fibra ótica em todos os prédios públicos.

No caso do Fala Cidadão, o aplicativo permite solicitar serviços e demandas diretamente com a Prefeitura.

Já a TV Prefeitura dará ao morador vários formatos de informações em pelo menos 60 prédios públicos. Os moradores poderão tirar suas dúvidas por meio das informações ali veiculadas.

Outra tecnologia que irá auxiliar na segurança, principalmente, será a identificação de placas, à qual o aplicativo dará todas as informações sobre o veículo que cruzar cada câmera que estará interligada com uma central que apontará se há algum tipo de irregularidade com o veículo.

No caso do Reconhecimento Facial, essa tecnologia levará mais segurança aos pais, principalmente, pois permite que a entrada e saída dos jovens estudantes sejam monitoradas, em ligação direta com os responsáveis pelas escolas e pais.

“Um evento como esse leva a uma boa reflexão sobre o uso da tecnologia a favor de todos os cidadãos, uma relação que pode melhorar ainda mais entre a população e o poder público”, ressalta o prefeito Marcio Wozniack.

Além de soluções de mercado, o fórum também traz modelos em andamento nos municípios. Em Araucária, a tecnologia vem sendo utilizada, por exemplo, para controle de acesso nas escolas através de reconhecimento facial dos alunos.

A programação completa está disponível pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/fazendariogrande. O Fórum na Região Metropolitana de Curitiba abre as atividades da RCD em 2019.

Além do Paraná, o calendário da iniciativa inclui fóruns regionais e congressos de cidades digitais em outros seis estados brasileiros: SC, RS, SP, MG, BA e MS. “São eventos gratuitos, em parceria com governos estaduais, prefeituras e associações de municípios, visando estimular o uso de tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos por meio da troca de experiências e acesso ao que sem feito para resolver os problemas das cidades. O que a RCD faz é descentralizar a informação, levando conhecimento a gestores de pequenos e médios municípios interessados em desenvolvimento socioeconômico por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação”, explica o diretor da RCD, José Marinho.

III Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba

07 de Fevereiro, Fazenda Rio Grande

Credenciamento: 8h

Abertura: 8h30