No aniversário da Seed, secretário elogia a democratização do ensino

O secretário municipal de Educação, Professor Ednelson Sobral, destacou, durante a comemoração dos 70 anos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), na última sexta-feira (6), as medidas tomadas na área e que ajudaram na democratização do ensino. Segundo ele, elas (medidas) foram importantes, fundamentais para essa ampliação.

“Grandes desafios marcaram a trajetória da Secretaria da Educação nestes 70 anos e não tenho dúvidas de que o maior deles, tenha sido a democratização do ensino, ou seja, educação gratuita e de qualidade para todos.  E desse grande guarda chuva – democratização – emergiram outras demandas que tiveram de ser saneadas para dar suporte  ao tripé: acesso/permanência/sucesso dos  alunos: o transporte escolar e a merenda escolar”, analisou durante seu discurso.

Segundo o secretário, os programas ressaltados tiveram como consequência uma redução na evasão e também repetência de alunos. ” Para combater a evasão e a repetência esses programas citados são essenciais, pois, não se permanece na escola e nem se aprende de barriga vazia. De nada adianta ter acesso ao ensino, se para tal é necessário percorrer vários quilômetros a pé até a escola”, comentou.

A homenagem à Seed contou com dezenas de autoridades de diversos âmbitos, como a Superintendente da SEED, professora Inês Carnieletto,  que representou a Secretária de Estado da Educação Profa. Ana Seres; o chefe do Núcleo Maurício Ferraz, o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, além dos secretários municipais de 14 municípios que integram a Área Metropolitana Sul.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, elogiou o trabalho realizado pela Seed. “Temos feito um trabalho muito bom graças também à parceria com a Seed, que tem nos dado o apoio necessário, assim como, nossa equipe que tem feito um excelente trabalho”, disse.

Na opinião do Professor Ednelson, ainda há muitos desafios a serem combatidos. “A Secretaria de Estado e as secretarias municipais têm muitos desafios para manter e melhorar a qualidade do ensino público entre eles: cumprir as Metas dos Planos de Educação: um Plano de Educação é o grande norteador das ações do Ensino Público; cumprir as metas do PAR – Plano de Ações Articuladas do Governo Federal, que aliás, abriu no começo de outubro; e o Prova Brasil, que gera o Ideb que afere a qualidade de ensino público”, analisou.

O secretário elogiou a atuação e parceria do Núcleo com Fazenda Rio Grande. “Sem a parceria do Estado os municípios não conseguiriam superar os desafios cotidianos que circundam a Educação. São preponderantes  as orientações e direcionamento da Seed e agradeço ao Núcleo da Área Sul, ao Professor Maurício e toda sua equipe, pelo suporte e pronto atendimento às secretarias municipais, pois sem dúvida, isso faz a diferença para a qualidade de ensino”, concluiu.