Palestra orienta pais sobre os comportamentos e perfis suicidas dos jovens.

Palestra orienta pais sobre os comportamentos e perfis suicidas dos jovens

- Palestra orienta pais sobre os comportamentos e perfis suicidas dos jovens.

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Divisão de Saúde Mental, promove nesta terça-feira (22), às 19 horas, no Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande, o Movimento de Valorização à Vida e Prevenção do Suicídio.

Essa será a segunda edição da palestra ocorrida há uma semana e que levou ao público de mais de 500 pessoas – formado principalmente por pais e professores – orientações e dados sobre as formas como lidar com os filhos e também sobre o comportamento.

As palestras foram realizadas pela coordenadora da Divisão de Saúde Mental, Carolina Pelanda e a coordenadora do CAPS Sarah von Biviniczko, que devem conversar com a população novamente nesta terça.

“As palestras servem para dar mais confiança e orientação aos pais, saber que também contam com um núcleo de apoio no município, que tem atuado junto às pessoas de todas as faixas”, analisou Carolina.

A Divisão de Saúde Mental é responsável por toda a demanda de saúde mental do município : transtorno mental , álcool e drogas referente à população adulta quanto população infanto-juvenil.

A DSM encaminha essa demanda conforme a disponibilidade de serviços no município ou fora, além de promover a prevenção do suicídio e a valorização da vida.

Essas ações já atingiram – por meio de palestras e acompanhamentos –  mais de 400 pessoas com a capacitação de prevenção do suicídio, pais de alunos, profissionais da educação estadual e municipal, saúde e assistência social.

Grupo FICA – O grupo foi criado em fevereiro /2018 após um suicídio no município e desde então tem realizado uma série de palestras. No último dia 17 conversaram com alunos do Colégio Décio Dossi.

O grupo de adolescentes é coordenado pela DSM por meio da psicóloga Sarah, que tem por objetivo estudar e colocar em prática a prevenção do suicídio para jovens.

A Divisão de Saúde Mental está localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde e pode ser acessada pelo telefone 41-3608.7466.