Prefeito de Fazenda Rio Grande participa de mobilização dos municípios

O prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Marcio Wozniack, participou na manhã de segunda-feira (20), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, do lançamento do Movimento “Mais Brasil, Menos Brasília”. Marcio, que representou o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Marcel Micheletto, defendeu uma agenda mais municipalista e disse que os prefeitos fazem o contato direto com a população e o repasse da União aos municípios precisam ser revistos com urgência.

“Somos o para-choque da população, os prefeitos nos municípios são quem de conhecem os problemas e demandas da comunidade. É duro você explicar, por exemplo, para um morador de um bairro, que mesmo ele tendo direito a um atendimento de qualidade ou à prestação de determinados serviços públicos, isso pode não ser possível porque não houve o repasse dos recursos. É muito difícil e precisamos urgentemente rever essa situação”, disse Marcio.

Segundo o prefeito, com o passar dos anos a União foi criando cada vez mais programas e ao mesmo tempo deixando suas gestões para os municípios. “Temos muitos exemplos disso e um deles é a UPA, que é de responsabilidade do governo federal, mas o município acaba investindo recursos para suprir as demandas ao mesmo tempo em que há atrasos e reduções nesses recursos repassados”, reclama.

O Movimento “Mais Brasil, Menos Brasília”, propõe uma revisão do pacto federativo e pela melhor redistribuição de recursos aos estados e municípios e é uma proposição do deputado Guto Silva (PSD). Representantes de diversas entidades, órgãos públicos, prefeitos, vereadores, além de interessados no assunto, estiveram na Casa para buscar e debater alternativas para uma política fiscal e tributária menos vinculada à União.

Membros da Associação Comercial do Paraná (ACP), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), das secretarias de Estado da Fazenda e da Educação, da Ordem dos Advogados da Brasil (OAB) também apoiaram o Movimento.

O prefeito Marcio Wozniack esteve em Brasília nesta semana e se encontrou com a diretoria e presidência da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com objetivo de participar da articulação da mobilização nacional dos municípios.