Prefeito Marcio Wozniack incentiva novos empreendedores em Fazenda Rio Grande.

Prefeito Marcio Wozniack incentiva novos empreendedores em Fazenda Rio Grande

- Prefeito Marcio Wozniack incentiva novos empreendedores em Fazenda Rio Grande.

Despertar ainda mais e incentivar a vocação empreendedora de Fazenda Rio Grande foram alguns dos pontos destacados pelo prefeito Marcio Wozniack, na manhã de quinta-feira (1º) , no Teatro Municipal, durante evento que marcou a apresentação do Programa Fazenda Empreendedora, a ser lançado no dia 14.

“Este é um encontro de prosperidade, afinal estão reunidos aqui muitos empreendedores que em breve poderão mudar o status e terem suas pequenas empresas, temos um potencial muito grande a ser explorado, de conhecimento e de mão de obra e nossa gestão está preocupada em capacitar e incentivar cada vez mais os negócios”, avaliou o prefeito.

A cerimônia, que contou com a palestra “Está pensando em se tornar um MEI”, feita pelo consultor do Sebrae Celso Augusto, reuniu 150 MEI’s e pequenos empresários.

Nesta sexta (2), o consultor Sergio Nigro fará consultorias individuais e os interessados poderão acompanhar a palestra “Inovação: Da Ideia ao Resultado”.

A secretária do Trabalho, Irani Santos, ressaltou o esforço que tem sido feito pela Secretaria em conjunto com o Sebrae, a Sala do Empreendedor e outras ações voltadas para o empreendedorismo.

“Queremos dar o maior suporte possível a todos que desejam se tornar MEI, com encontros assim conseguimos passar orientações, discutir algumas propostas, alvarás, além de certificações cujos empreendedores poderão ter desde a bronze até a ouro”, disse a secretária.

Na opinião da gestora de Empreendimentos do Sebrae, Mariléa Britto, a parceria com Fazenda Rio Grande tem sido muito produtiva. “Temos realizado um bom trabalho juntamente com a Prefeitura, cuja gestão entende a importância do empreendedorismo e incentiva a sua prática”, disse.

O consultor Celso Augusto, autor da palestra, disse que o contexto do país também favorece os novos empreendimentos. “As pessoas estão deixando seus trabalhos e sendo incentivadas a montarem seus próprios negócios, além disso, é muito importante ter esta alternativa, haja vista, que as ofertas de empregos não são muitas e ela (empreendedora) tem a oportunidade de ter seu próprio empreendimento.

O secretário de Administração, Claudemir Andrade, aprovou a iniciativa. “Temos um potencial muito grande e uma vocação que nos torna mais forte e cada vez mais podemos gerar rendas, empregos dentro do próprio município.

MEI’s aprovam iniciativa

O MEI Takao Asano, atuava em cursos de língua estrangeira e morou por oito anos no exterior (seis nos Estados Unidos e dois no Japão), porém resolveu atuar na área de Publicidade em pacotes de pão. “Vim a este encontro para buscar mais informações, melhorar o conhecimento e também trocar algumas impressões, receber orientações e isso é muito válido e positivo”, comentou.

Na opinião de Rogério Augusto Rompava, que escolheu montar sua MEI voltada para enxovais, a palestra serve para esclarecer alguns pontos em relação ao MEI.

Rogério, ex-metalúrgico, disse que está gostando do desafio. “Meu irmão Gilson já tinha experiência nessa área e resolvi também investir neste ramo, vou pegar informações e orientações para poder direcionar melhor meu empreendimento”, afirmou.

Programa Fazenda Empreendedora

Um dos objetivo do Programa é o acompanhamento dos MEI’s para melhor desempenho das atividades dos empreendedores juntamente com a Sala do Empreendedor.

Somente no mês de janeiro deste ano, a Secretaria de Trabalho atendeu 2,5 mil pessoas que foram em busca de orientações e consultorias para abrir seus negócios e novos empreendimentos.

Segundo a coordenadora do MEI em Fazenda Rio Grande, Carina Alves, o município tem ofertado todas as condições possíveis para os novos empreendedores. “Oferecemos consultorias, capacitações, conexões, tudo que for possível para despertar o interesse empreendedor nas pessoas”, comentou.

Como parte da Capacitação promovida pela Prefeitura, também está agendada para as próximas semanas, segundo Cristina Chávez, o curso de “Derivados de Leite”, que leva conhecimento a novos empreendedores individuais, que com a capacitação terão condições de abrir seus próprios negócios.