Novembro Azul

Prefeitura cria leis que impulsionam a Cultura

A Cultura em Fazenda Rio Grande deu um grande salto na sexta-feira (10). O prefeito Marcio Wozniack sancionou as três leis que instituem o Sistema Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura. O secretário municipal de Educação, Professor Ednelson Sobral e o diretor de Cultura, Diego Gouveia também assinaram o documento. A cerimônia ocorreu no Teatro Municipal, momentos antes das premiações da terceira edição do FACE.
Segundo o prefeito Marcio, essas leis abrem a possibilidade de descentralização das ações e utilizações de recursos. “Estamos investindo cada vez mais em cultura, hoje é um momento histórico, pois levamos dois anos desde a primeira ideia até sua concretização”, disse.
“Estamos organizando a nossa legislação, um fundo para captar os recursos e um conselho para fiscalizar”, completou.
O secretário Professor Ednelson Sobral ressaltou a importância da lei, que dá maior liberdade para a aplicação de políticas públicas. “Toda a nossa produção cultural tem sido voltada para a comunidade, além disso, com essas leis teremos um processo de descentralização, esse é um momento histórico, não queremos ser um país do futebol, mas sim um país, estado, cidade das artes”, elogiou.
O diretor de Cultura, Diego Gouveia, a instituição do Sistema, Conselho e Fundo ajudam o município a dar um salto de qualidade na Cultura. “Agradecemos ao prefeito Marcio e ao secretário Ednelson que acreditaram nessa proposta, com isso poderemos ampliar, planejar, pensar em mais projetos e ações voltadas para os jovens, os tornando protagonistas pelas artes, pela cultura, incentivadores”, disse.