- Prefeitura de Fazenda Rio Grande destaca a valorização da mulher em atividades durante o Dia Internacional.

A Secretaria Municipal da Mulher promove – por meio de uma articulação com outras secretarias – nos próximos dias uma série de atividades voltadas para a Semana Internacional da Mulher.

O secretário José Roberto Zanchi ressalta que o trabalho que começa a ser desenvolvido pela Secretaria (a pasta foi criada recentemente) tem, entre seus objetivos, divulgar mais as ações existentes no município que auxiliam na inserção maior da mulher na sociedade e também sobre seus direitos.

“São políticas públicas que são adotadas, mas precisam de maior divulgação, pois auxiliam no processo de conscientização e aproxima ainda mais a Prefeitura com as mulheres, explicitando esse compromisso e a criação da secretaria é um desses caminhos”, disse.

O prefeito Marcio Wozniack destaca o trabalho realizado pelas mulheres no município e também o papel que a administração desempenha para melhorar ainda mais essa relação. “Temos muitos pontos e programas aplicados que são voltados à família, às mulheres, em todas as áreas e esse sempre foi um compromisso de nossa gestão, humanizar ainda mais esse convívio e dar garantias e respeito cada vez maior às mulheres”, disse.

Zanchi reafirma o papel da mulher dentro da sociedade e acredita que o fortalecimento da família passa pelo empoderamento feminino. “A maioria das famílias é liderada por mulheres e essa garantia de direitos e assistência em todos os níveis é prova da valorização”.

Programação

Na tarde de quarta-feira (7), antes do Baile da (o) Idosa (o), dentro do Programa Amigo da Melhor Idade, acontece a palestra “Protagonismo Feminino e o desenvolvimento pessoal das Mulheres”, dando início a uma série de atividades promovidas pela Secretaria da Mulher.

Durante o dia 8, o CRAS Eucaliptos fará atendimento ao público feminino idoso e à tarde às mulheres de todas as faixas, da mesma forma o CRAS Gralha Azul desenvolverá trabalhos e atendimentos, assim como, no Jardim Veneza. As atividades também contam com palestras relacionadas ao público feminino sobre diversos aspectos uma roda de conversa com o resgate histórico do Dia Internacional da Mulher.

A semana também contará com atividades nas áreas de Cultura e Lazer, com uma programação específica.  O evento “A Mulher no CÉU” levará a todas as mulheres aulas de música, danças, ginásticas, embelezamento.

No sábado (10), todas as unidades de saúde estarão abertas das 9 às 16 horas. As profissionais estarão à disposição do público para incentivar a prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

Além disso, serão realizados testes rápidos e acolhimento e orientações para melhorias na qualidade de vida.