Projeto “Fazendo Arte Tecendo a Vida” chega a Fazenda Rio Grande

O projeto Fazendo Arte Tecendo a Vida chegou a Fazenda Rio Grande.Uma equipe da Universidade Livre da Cultura (Unicultura) visitou na última terça-feira (23), a Secretaria de Cultura e Turismo de Fazenda Rio Grande e o Núcleo de Educação do Estado para apresentar o projeto “Fazendo Arte Tecendo a Vida”, viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice). O projeto tem o objetivo de promover a educação patrimonial voltada a adolescentes do paranaenses.

O projeto circulará durante os dias 19 a 24 de fevereiro por três colégios estaduais da cidade promovendo oficinas de Patrimônio Histórico e Educação Patrimonial, Inserção à Arte e Arte Urbana para os estudantes da rede pública de ensino.

Após as reuniões o grupo conheceu alguns locais no município.

O secretário de Obras e Meio Ambiente, Marcelo Pelanda, apresentou o Parque Municipal Multi Eventos  e demonstrou entusiasmo para receber as obras. “É com grande alegria que recebemos esta parceria, pois é isso que queremos deixar de legado para nossa cidade. Um Esporte Forte, uma Cultura valorizada. E este é um projeto que demonstra o comprometimento desta gestão, em dar acesso à cultura a toda população. O espaço que será cedido para receber estas obras culturais, comprova que parcerias intersetoriais na administração pública, só trazem benefícios para a cidade e nos deixa na expectativa de receber mais projetos como estes para nossos parques”.

Para o secretário de Cultura e Turismo José Roberto Zanchi  “o projeto é bom para o município, principalmente pelo momento em que a cultura e turismo tornam-se políticas públicas, e há a necessidade de criar na população um sentimento de valorização dos nossos espaços públicos e privados, do levantamento do patrimônio tanto material como imaterial da cidade. Temos uma Cultura que deve ser valorizada e divulgada para criarmos um clima de pertencimento ao município que escolhemos viver.”

Para o diretor-geral de Cultura e Turismo Diego Gouveia, “este é mais um passo que damos para construção de uma identidade cultural de nossa cidade. Essas parcerias intersetoriais, iniciativa privada e poder público fazem com que avancemos cada dia mais na valorização da cultura, parabenizo todos os envolvidos nesta ação.”

Sobre o Projeto

O projeto Fazendo Arte Tecendo a Vida realizado pela Unicultura e Trento Edições Culturais, e viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) com incentivo das empresas Copel, Frimesa, Rodoparaná e Supermax, tendo o apoio da Secretaria Estadual da Educação e Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande, tem por objetivo promover a educação patrimonial voltada a adolescentes do Estado do Paraná.

As oficinas têm objetivo promover a consciência histórica e a prevenção à depredação de bens tombados, além de oferecer aos alunos o contato com técnicas artísticas. A cidade de Fazenda Rio Grande receberá no Parque Multi Eventos a criação de dois painéis pintados pelos artistas Janete Mehl e Thiago Thipan, promovendo a preservação e identidade cultural local.