Saúde promove capacitação para a realização de testes rápidos.

Saúde promove capacitação para a realização de testes rápidos

- Saúde promove capacitação para a realização de testes rápidos.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e 2ª Regional Metropolitana de Saúde, realizou mais um Curso de Capacitação para Executores do uso dos Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O curso foi voltado para os profissionais da Atenção Básica e Unidade de Pronto Atendimento Municipal com o objetivo de formar multiplicadores para a triagem e diagnóstico dessas 3 doenças, utilizando metodologia rápida e aconselhamento, ampliando o atendimento na Rede de Saúde do município de forma que os pacientes tenham acesso aos exames em qualquer Unidade, possibilitando o diagnóstico e tratamento precoce.

O curso, organizado pela Vigilância Epidemiológica Municipal coordenada pela técnica Alexsandra Bispo, foi ministrado pelo Enfermeiro Luíz Fernando Manfron, da 2ª Regional de Saúde e abordou as questões teóricas com exposições dialogadas e prática das testagens diagnósticas.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde Nelcelí Garcia, a perspectiva é de reduzir a transmissão vertical do HIV e da sífilis (da mãe para o bebê durante a gestação); tornar mais acessível à população o diagnóstico para essas doenças, que vêm apresentando crescente incidência nos últimos anos.

“O teste rápido tem como vantagem, permitir o acesso ao resultado do exame imediatamente. Vale lembrar que, caso o resultado seja negativo, o profissional deve reforçar e discutir a prevenção com o paciente. Se a infecção for comprovada, é feita a orientação adequada e o encaminhamento necessário para o tratamento,” explica Nelcelí.

Segundo ela, a capacitação profissional é de extrema importância para o atendimento adequado à população; esclarecimento de dúvidas e orientações necessárias.

O secretário municipal Rejomar Andrade, agradecendo a parceria da 2ª Regional Metropolitana na realização do curso, lembrou que os testes rápidos também são disponibilizados nas ações com o Ônibus do Programa Saúde nos Bairros.

“Nosso objetivo é ampliar à população, o acesso ao diagnóstico precoce e reforçar o compromisso dos profissionais no enfrentamento destas epidemias.” afirma.