- Saúde reúne profissionais e estudantes e faz exames para comemorar Dia Municipal e Internacional da Saúde.

O Dia Municipal da Saúde comemorado na sexta-feira (6) foi marcado por uma série de atividades no Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande, com cerca de 300 pessoas, entre profissionais de diversas especialidades da Saúde, estudantes e trabalhadores do setor. No sábado (7), a Secretaria comemorou o Dia Internacional da Saúde com o ônibus do programa Saúde os Bairros, que fez atendimentos de Atenção Básica durante a manhã, na Praça Brasil.

O evento contou com palestras, sorteios, intercâmbios de experiências e apresentações de números e serviços que são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste sábado (7), Dia Internacional da Saúde, a Secretaria realiza também ações na área central com o ônibus da Saúde.
O prefeito Marcio Wozniack ressaltou que o evento marca também os avanços da área na gestão. “Graças a bons projetos, dinamismo e uma boa parceria com o governo estadual temos recebido recursos e materiais para dar mais qualidade no atendimento e outras ações junto à população”, analisou.
O secretário Rejomar Andrade falou sobre as alternativas que a gestão tem encontrado para garantir ações de prevenção, atendimento, transporte e também novos projetos. “Temos uma equipe que atua em diversas áreas da saúde e dessa forma, também na busca de recursos, estamos em sintonia com o Ministério e também a Secretaria de Estado, o que nos garante recursos também para aplicação de políticas públicas”, comentou.
O vice-prefeito Silvestre Savitski, disse que a Saúde tem recebido uma grande atenção da administração e que as contratações de médicos, assim como, a chegada de recursos mostra o dinamismo da gestão. “Temos feito todos os esforços para que a Saúde tenha todo o apoio”, comentou.
Já o Coordenador Técnico do Programa Saúde da Família, Luiz Felipe Bruschi, disse que as medidas de “prevenções e as boas condições de trabalho são referências, assim como, a gestão voltada para o atendimento a atenção primária”, relatou.
Durante o dia foram entregues mais de 260 certificados, além das palestras, brindes, testes de glicemia capilar e aferição de pressão.
A coordenadora da Atenção Básica, Juliana Martins, fez um balanço positivo do encontro. “Mostramos que a saúde no município está valorizando os servidores e isso se reflete no atendimento à comunidade, o trabalho da secretaria de saúde mostra este comprometimento”, afirmou.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Orlando Bonette, elogiou a iniciativa e “as ações que vão ao encontro das necessidades da população”.
O evento teve a palestra “Uso Racional de Medicações” com a farmacêutica Gisele Ioslin, “Doenças Cardiovasculares”, com Elia Machado, “Cuide da Saúde Bucal”, com Karina e Jackson, “Saúde do Corpo e da Mente”, com Sarah Von Bivniczko.
Também foram apresentados “cases” dos programas Gestar, ações de Auricoterapia, Amigos da Balança, com a nutricionista Mônica, oficinas do Nasf, Tabagismo, com Daniel Martins; Reabilitação de pecientes vítimas de AVE doença encefálica) com Priscilla.
“Foram muitas ações que envolveram profissionais das diferentes áreas de atuação de nossa saúde”, concluiu Juliana.
Confira o álbum do evento no Facebook.