Semana DASN em Fazenda Rio Grande atende mais de 700 MEI’s.

Semana DASN em Fazenda Rio Grande atende mais de 700 MEI’s

- Semana DASN em Fazenda Rio Grande atende mais de 700 MEI’s.

A Sala do Empreendedor de Fazenda Rio Grande encerrou na sexta-feira (2) a Semana de Declaração Anual ao Simples Nacional (DASN) com a palestra “Inovação: Da Ideia ao Resultado” e atendimentos para mais de 700 MEI’s nos últimos três dias. O prefeito Marcio Wozniack ressaltou a vocação empreendedora do município e se referiu ao evento como uma “reunião de prosperidade” com mais de 300 microempreendedores individuais.

“Estamos incentivando nossa população a investir em seu potencial, abrir seus próprios negócios e graças às nossas parcerias com o Sebrae e um grupo técnico capacitado, a Sala do Empreendedor e outras propostas, incluindo fomento, conseguimos cada vez mais levar essa ideia para todos”, comentou.

Segundo a Coordenadora do MEI, Carina Alves, a semana foi produtiva e entre as atividades, os MEI’s puderam acompanhar palestras, consultorias, declarações e também foram entregues mais de 60 Alvarás de funcionamento. “Foi uma excelente semana, alcançamos o  nosso objetivo que foi levar conhecimento, incentivo e também atendimento aos nossos empreendedores”, comentou. O consultor do Sebrae, Sergio Nigro também fez atendimentos individuais.

A secretária do Trabalho, Irani Santos, ressaltou o esforço que tem sido feito pela Secretaria em conjunto com o Sebrae, a Sala do Empreendedor e outras ações voltadas para o empreendedorismo.

“Queremos dar o maior suporte possível a todos que desejam se tornar MEI, com encontros assim conseguimos passar orientações, discutir algumas propostas, alvarás, além de certificações cujos empreendedores poderão ter desde a bronze até a ouro”, disse a secretária.

Na opinião da gestora de Empreendimentos do Sebrae, Mariléa Britto, a parceria com Fazenda Rio Grande tem sido muito produtiva. “Temos realizado um bom trabalho juntamente com a Prefeitura, cuja gestão entende a importância do empreendedorismo e incentiva a sua prática”, disse.

MEI’s aprovam iniciativa

O MEI Takao Asano, atuava em cursos de língua estrangeira e morou por oito anos no exterior (seis nos Estados Unidos e dois no Japão), porém resolveu atuar na área de Publicidade em pacotes de pão. “Vim a este encontro para buscar mais informações, melhorar o conhecimento e também trocar algumas impressões, receber orientações e isso é muito válido e positivo”, comentou.

Na opinião de Rogério Augusto Rompava, que escolheu montar sua MEI voltada para enxovais, a palestra serve para esclarecer alguns pontos em relação ao MEI.

Rogério, ex-metalúrgico, disse que está gostando do desafio. “Meu irmão Gilson já tinha experiência nessa área e resolvi também investir neste ramo, vou pegar informações e orientações para poder direcionar melhor meu empreendimento”, afirmou.

Programa Fazenda Empreendedora

Um dos objetivo do Programa é o acompanhamento dos MEI’s para melhor desempenho das atividades dos empreendedores juntamente com a Sala do Empreendedor. O Programa foi apresentado durante a Semana DASN, mas seu lançamento oficial deve acontecer no dia 14 deste mês.

Somente no mês de janeiro deste ano, a Secretaria de Trabalho atendeu 2,5 mil pessoas que foram em busca de orientações e consultorias para abrir seus negócios e novos empreendimentos.

Segundo a coordenadora do MEI em Fazenda Rio Grande, Carina Alves, o município tem ofertado todas as condições possíveis para os novos empreendedores. “Oferecemos consultorias, capacitações, conexões, tudo que for possível para despertar o interesse empreendedor nas pessoas”, comentou.

Como parte da Capacitação promovida pela Prefeitura, também está agendada para as próximas semanas, segundo Cristina Chávez, o curso de “Derivados de Leite”, que leva conhecimento a novos empreendedores individuais, que com a capacitação terão condições de abrir seus próprios negócios.