In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Powered by RS Web Solutions

Sumitomo inaugura fábrica em FRG no maior investimento realizado no município

01

Será inaugurada nesta quinta-feira (3), em Fazenda Rio Grande (PR), a fábrica da empresa japonesa Sumitomo Rubber. Com capacidade para a fabricação de 15 mil pneus diariamente (a partir do próximo ano) a empresa investiu US$ 500 milhões e deve gerar 1500 empregos diretos no início das operações, mas com previsão de atingir três mil empregos diretos.  Além da Sumitomo, estão previstas as instalações de 50 novas indústrias nos próximos meses que devem elevar o número de empregos para dez mil.

A fábrica se instala definitivamente em FRG após dois anos de negociações (ver retrospectiva) e entre os itens que mais beneficiaram o município para sua escolha está, conforme a diretoria da empresa, o projeto de desenvolvimento industrial e a localização geográfica.

No início do processo a empresa chegou a receber propostas de cidades paulistas, catarinenses e outras paranaenses, mas optou por Fazenda Rio Grande.

Segundo o presidente mundial da companhia, Ikuji Ikede, a cidade ofereceu as melhores condições. “Estudamos muitas cidades do Brasil, mas optamos por Fazenda Rio Grande, pois foi a cidade que nos ofereceu a melhor planta para a construção da fábrica, tanto em termos de espaços como de formato, além de ser um ponto estratégico para negócios dentro e fora do Brasil, afirma.

Segundo o prefeito Marcio Wozniack, esse é mais um passo na direção do desenvolvimento industrial do município. “Esse empreendimento é um dos maiores do nosso país e estamos recebendo a empresa com todas as condições que podemos oferecer, que não poucas, e que mostram nosso comprometimento com o progresso, criando empregos e melhorando a qualidade de vida de toda a população”, diz.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Elói Khun,  lembra também que a chegada da Sumitomo coloca o município no cenário internacional. “A Sumitomo é uma das maiores empresas mundiais e sua chegada coloca definitivamente a Fazenda Rio Grande no cenário mundial do desenvolvimento”, lembra Khun.

“Muitas pessoas acreditavam na estagnação do município, mas, juntamente com outros investimentos que estão sendo realizados mostramos que a Fazenda Rio Grande continua no rumo certo”, conclui Marcio Wozniack.

Retrospectiva Sumitomo

Maio de 2011 – Fazenda Rio Grande entra em uma acirrada disputa com outras cidades do Paraná, São Paulo e Santa Catarina para receber a fábrica da Sumitomo Rubbers. A administração local, focada em projetos de desenvolvimento industrial a qualifica para ser a escolhida.

Maio de 2011 - O município mostra sua proposta e políticas públicas voltadas para a industrialização somadas à proximidade com as montadoras, aeroporto e acesso ao Porto de Paranaguá.

Agosto de 2011 – Em um esforço conjunto do Poder Executivo, governo do estado e Câmara de Vereadores - que estudam as condições para a fábrica se instalar na cidade - são criadas as formas legais para aprovar a instalação da empresa. O Executivo encaminha para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que autoriza a chegada da Sumitomo ao município.

Setembro de 2011 - Em uma votação que não foi unânime, a Câmara de Vereadores demonstra comprometimento com o desenvolvimento e aprova a lei que oferece as condições necessárias para a Sumitomo assumir o compromisso de instalar sua fábrica no município.

Setembro de 2011 – Após um período de negociações e de grande expectativa pelo resultado, Fazenda Rio Grande é anunciada como a cidade escolhida para receber a Sumitomo. O governador, o presidente da empresa e o prefeito de Fazenda Rio Grande assinam o protocolo oficial para a instalação da empresa no município.

Outubro de 2011 – O anúncio da fábrica em Fazenda Rio Grande tem repercussão nacional e atrai dezenas de indústrias de fornecedores, o município passa a gerar mais empregos e assume um status de pólo regional de indústrias.

Janeiro de 2012 – É realizado o lançamento da pedra fundamental em uma cerimônia que reúne a diretoria mundial da empresa, autoridades estaduais, municipais e marca o início das obras.

03

Maio de 2012 - Chega ao Porto de Paranaguá a primeira carga de um total de 50 mil pneus que dá início à comercialização no Brasil e na América do Sul.

Outubro de 2012 – As obras de construção da fábrica acontecem em ritmo acelerado e o município desenvolve políticas públicas para garantir mão de obra qualificada local para trabalhar na empresa.

02

Outubro de 2013 – A Sumitomo é inaugurada em Fazenda Rio Grande (PR), e nesta primeira etapa vai gerar 1.500 empregos diretos. Com investimento de US$ 500 milhões a chegada da indústria atrai também 50 empresas que irão gerar mais 10 mil empregos diretos e indiretos.

Conheça a Sumitomo :

A Sumitomo Rubber do Brasil pertence ao Grupo Sumitomo Rubber Industries, fundado em 1909, em Kobe, Japão. O grupo atua nos setores de siderurgia e mineração, e começa agora a ganhar mercados no Brasil e na América do Sul, principalmente desde maio de 2012, quando chegou ao Porto de Paranaguá a primeira carga de 50 mil pneus.

A previsão é de que até o próximo ano, a fábrica recém-instalada em Fazenda Rio Rio Grande comece a fabricar 15 mil pneus diariamente.

Para isso, conta com uma mão de obra local especializada, além de provocar a chegada de dezenas de fornecedores que totalizarão 10 mil novos postos de trabalho.

LogoFRG