Troca Verde inicia nova etapa em Unidades de Saúde.

Troca Verde inicia nova etapa em Unidades de Saúde

- Troca Verde inicia nova etapa em Unidades de Saúde.

Acontece nesta sexta-feira (3), entre 9h30 e 11 horas, a primeira etapa do Programa Troca Verde na Unidade de Saúde Gralha Azul. A ação será pioneira dentro desse novo formato. No ano passado, o programa recebeu 7,7 toneladas de resíduos recicláveis e distribuídas 2,5 toneladas de hortifrutis.

Neste ano, já foram recebidas 6,7 toneladas de resíduos recicláveis e distribuídas 2,2 toneladas de hortifrutis.

No sábado (4), o Troca Verde acontece na Escola Municipal Professora Valdineia dos Santos, das 8h30 e 11h30.

O Troca Verde é um programa realizado semanalmente nas escolas e a partir de agora, quinzenalmente na unidades de Saúde e que tem como principais objetivos incentivar os moradores a separarem o lixo orgânico do reciclável; sensibilizar a comunidade para correta destinação final dos resíduos; promover a segurança alimentar das famílias fazendenses; além de incentivar a produção da Agricultura Familiar do Município.

A realização do programa consiste na troca do material reciclável (papel, papelão, vidro, sucata ferrosa e não ferrosa, pet, plásticos e baterias) por hortifrútis (frutas e verduras), e é operado da seguinte forma: a cada 3 kgs de material reciclável são revertidos em um 1 kg de hortifrútis.

O programa vem obtendo resultados satisfatórios, pois além de conseguir um grande volume de reciclável para os catadores, ainda sensibiliza a população sobre a triagem dos resíduos sólidos.

O Programa Troca Verde também já foi finalista e ganhou como segundo lugar no Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor em 2013, categoria “Pequenos Negócios do Campo”.