Tire suas dúvidas sobre a Covid-19
![]() |
O que é um coronavírus? |
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, vários coronavírus são conhecidos por causar infecções respiratórias que vão desde o resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa doença por coronavírus COVID-19.
![]() |
O que é COVID-19? |
COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019. COVID-19 é agora uma pandemia afetando praticamente todos os países e territórios no mundo.
![]() |
Quais são os sintomas da COVID-19? |
Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, tosse seca e cansaço. Outros sintomas que são menos comuns e podem afetar alguns pacientes incluem dores e dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou cheiro ou erupção na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas são geralmente leves e começam gradualmente. Algumas pessoas ficam infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves.
A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Cerca de 1 em cada 5 pessoas que pegam COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade para respirar. Idosos e aqueles com problemas médicos subjacentes, como hipertensão, problemas cardíacos e pulmonares, diabetes ou câncer, correm maior risco de desenvolver doenças graves. No entanto, qualquer pessoa pode pegar COVID-19 e ficar gravemente doente. Pessoas de todas as idades com febre e / ou tosse associada a dificuldade para respirar / falta de ar, dor / pressão no peito ou perda da fala ou movimento devem procurar atendimento médico imediatamente.
![]() |
O que devo fazer se tiver sintomas de COVID-19 e quando devo procurar atendimento médico? |
Se você tiver sintomas leves, como tosse leve ou coriza, geralmente não há necessidade de procurar atendimento médico. Fique em casa, isole-se e monitore seus sintomas. Siga as orientações sobre auto-isolamento.
Procure atendimento médico imediatamente se tiver dificuldade para respirar ou dor / pressão no peito. Quando for à Unidade de Saúde, use uma máscara, se possível, mantenha pelo menos 1 metro de distância de outras pessoas e não toque nas superfícies com as mãos. Se for uma criança doente, ajude-a a seguir este conselho.
![]() |
Como a COVID-19 se espalha?
|
As pessoas podem pegar COVID-19 de outras pessoas com o vírus. A doença se espalha principalmente de pessoa para pessoa por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca, que são expelidas quando uma pessoa com COVID-19 tosse, espirra ou fala. Essas gotas são relativamente pesadas, não viajam para longe e rapidamente afundam no solo. As pessoas podem pegar COVID-19 se respirarem essas gotículas de uma pessoa infectada com o vírus. É por isso que é importante ficar a pelo menos 1 metro de distância dos outros. Essas gotas podem cair em objetos e superfícies ao redor da pessoa, como mesas, maçanetas e corrimãos. As pessoas podem ser infectadas ao tocar nesses objetos ou superfícies e, em seguida, tocar seus olhos, nariz ou boca. É por isso que é importante lavar as mãos regularmente com água e sabão ou limpar com um produto à base de álcool.
A OMS está avaliando pesquisas em andamento sobre as maneiras como a COVID-19 é disseminada e continuará a compartilhar descobertas atualizadas.
![]() |
A COVID-19 pode ser transmitida por uma pessoa sem sintomas?
|
A COVID-19 é transmitida principalmente através de gotículas respiratórias expelidas por alguém que está tossindo ou apresentando outros sintomas, como febre ou cansaço. Muitas pessoas com COVID-19 apresentam apenas sintomas leves. Isso é particularmente verdadeiro nos estágios iniciais da doença. É possível contrair COVID-19 de alguém que tem apenas uma tosse leve e não se sente doente.
Alguns relatórios indicam que pessoas sem sintomas podem transmitir o vírus. Ainda não se sabe com que freqüência isso acontece. A OMS está avaliando pesquisas em andamento sobre o tema e continuará a compartilhar descobertas atualizadas.
![]() |
Como podemos proteger os outros e a nós mesmos se não sabemos quem está infectado? |
Praticar a higiene das mãos e respiratória é importante em TODOS os momentos e é a melhor maneira de proteger os outros e a você mesmo.
Sempre que possível, mantenha uma distância de pelo menos 1 metro entre você e os outros. Isso é especialmente importante se você estiver perto de alguém que está tossindo ou espirrando. Uma vez que algumas pessoas infectadas podem ainda não estar apresentando sintomas ou seus sintomas podem ser leves, manter uma distância física com todos é uma boa idéia se você estiver em uma área onde haja circulação de coronavírus.
![]() |
O que devo fazer se entrar em contato próximo com alguém que tem COVID-19?
|
Se você esteve em contato próximo com alguém com COVID-19, você pode estar infectado.
Contato próximo significa que você mora ou já viveu em ambientes a menos de 1 metro de distância daqueles que têm a doença. Nestes casos, é melhor ficar em casa.
Faça o seguinte:
- Se você ficar doente, mesmo com sintomas muito leves, você deve isolar-se
- Mesmo se você achar que não foi exposto a COVID-19, mas desenvolve sintomas, isole-se e monitore-se
- É mais provável que você infecte outras pessoas nos estágios iniciais da doença quando apresenta apenas sintomas leves; portanto, o auto-isolamento precoce é muito importante.
- Se você não apresentar sintomas, mas tiver sido exposto a uma pessoa infectada, coloque-o em quarentena por 14 dias.
- Procure uma Unidade de Saúde se sentir que os sintomas estão aumentando. Por exemplo, se tiver febre acima de 37,8 graus, dor de garganta, tosse ou outro sintoma agudo.
- Procure atendimento médico imediatamente se tiver dificuldade para respirar ou dor / pressão no peito.
- Quando for à Unidade de Saúde, use uma máscara, se possível, mantenha pelo menos 1 metro de distância de outras pessoas e não toque nas superfícies com as mãos. Se for uma criança doente, ajude-a a seguir este conselho.
![]() |
O que significa isolar-se? |
O auto-isolamento é uma medida importante tomada por aqueles que apresentam sintomas de COVID-19 para evitar infectar outras pessoas na comunidade, incluindo membros da família.
Auto-isolamento é quando uma pessoa que está apresentando febre, tosse ou outros sintomas gripais leves, fica em casa e não vai ao trabalho ou locais públicos. Isso pode ser voluntário ou baseado na recomendação de seu médico. Se uma pessoa está em isolamento, é porque está doente, mas não gravemente doente (que requeira atenção médica)
Faça o seguinte:
- Fique em um quarto ventilado, se possível, separado das demais pessoas da casa
- Se isso não for possível, coloque as camas com pelo menos 1 metro de distância
- Use máscara sempre que for sair do quarto e ter contato com as outras pessoas da casa
- Lave as mãos com frequência
- Seus pratos, copos e talheres devem ser de uso individual durante o isolamento.
- Mantenha pelo menos 1 metro de distância de outras pessoas, mesmo de seus familiares
- Monitore seus sintomas diariamente
- Isole-se por 14 dias, mesmo se você se sentir saudável
- Se você desenvolver dificuldade para respirar, febre acima de 37,8 graus que persista mesmo com o uso de antitérmicos, procure a Unidade de Saúde ou a UPA.
- Mantenha-se positivo e com energia mantendo contato com seus entes queridos por telefone ou online e exercitando-se em casa.
![]() |
O que devo fazer se não apresentar sintomas, mas achar que fui exposto ao COVID-19? O que significa quarentena? |
Colocar-se em quarentena significa separar-se dos outros porque foi exposto a alguém com COVID-19, embora você mesmo não apresente sintomas. Durante a quarentena (quatorze dias), você se monitora quanto aos sintomas. O objetivo da quarentena é prevenir a transmissão. Uma vez que as pessoas que ficam doentes com COVID-19 podem infectar pessoas imediatamente, a quarentena pode prevenir a ocorrência de algumas infecções.
![]() |
Qual é a diferença entre isolamento, quarentena e distanciamento? |
Quarentena significa restringir atividades ou separar pessoas que não estão doentes , mas podem ter sido expostas ao COVID-19. O objetivo é prevenir a propagação da doença no momento em que as pessoas acabam de desenvolver os sintomas.
Isolamento significa separar as pessoas que estão doentes com sintomas de COVID-19 e podem ser infecciosas para prevenir a propagação da doença.
Distanciamento físico significa estar fisicamente separado. Recomenda-se manter pelo menos 1 metro de distância dos outros. Esta é uma medida geral que todos devem tomar, mesmo que estejam bem, sem nenhuma exposição conhecida ao COVID-19.
![]() |
O que posso fazer para me proteger e prevenir a propagação da Covid-19? |
Você pode reduzir suas chances de pegar COVID-19, tomando algumas precauções simples:
- Limpe regular e cuidadosamente as mãos com um produto à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar um produto à base de álcool elimina os vírus que podem estar em suas mãos.
- Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e os outros. Por quê? Quando alguém tosse, espirra ou fala, borrifa pequenas gotas de líquido do nariz ou da boca que podem conter vírus. Se você estiver muito perto, pode respirar as gotículas, incluindo o vírus COVID-19, se a pessoa tiver a doença.
- Evite ir a lugares lotados. Por quê? Quando as pessoas se juntam em multidões, é mais provável que você entre em contato próximo com alguém que tenha COVID-19 e é mais difícil manter uma distância física de 1 metro.
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca. Por quê? As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Uma vez contaminado, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar em seu corpo e infectar você.
- Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço de papel ao tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o lenço usado imediatamente e lave as mãos. Por quê? As gotas espalham vírus. Seguindo uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor de vírus como resfriado, gripe e COVID-19.
- Fique em casa e isole-se mesmo com sintomas menores, como tosse, dor de cabeça, febre baixa, até se recuperar. Peça a alguém para trazer suprimentos. Se precisar sair de casa, use uma máscara para evitar infectar outras pessoas. Por quê? Evitar o contato com outras pessoas irá protegê-los de possíveis vírus COVID-19 e outros.
- Se você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure atendimento médico, Por quê? A avaliação e diagnóstico precoce ajuda a prevenir o agravamento do quadro.
- Mantenha-se atualizado com as informações mais recentes de fontes confiáveis, como a OMS ou as autoridades de saúde locais e nacionais. Por quê? As autoridades locais e nacionais estão em melhor posição para aconselhar sobre o que as pessoas em sua área devem fazer para se proteger.
![]() |
Existe vacina, medicamento ou tratamento para COVID-19? |
Embora alguns remédios ocidentais, tradicionais ou caseiros possam fornecer conforto e aliviar os sintomas da COVID-19 leve, não há medicamentos que tenham demonstrado prevenir ou curar a doença. A OMS não recomenda a automedicação com quaisquer medicamentos, incluindo antibióticos, como prevenção ou cura para COVID-19. No entanto, existem vários ensaios clínicos em andamento com medicamentos ocidentais e tradicionais. A OMS está coordenando esforços no desenvolvimento das vacinas e medicamentos para prevenir e tratar a COVID-19 e continuará a fornecer informações atualizadas assim que os resultados da pesquisa estiverem disponíveis.
As maneiras mais eficazes de proteger a si e aos outros contra a COVID-19 são:
- Limpe suas mãos com frequência e completamente
- Evite tocar seus olhos, boca e nariz
- Cubra sua tosse com a dobra do cotovelo ou lenço de papel. Se for usado um lenço de papel, descarte-o imediatamente e lave as mãos
- Use máscara sempre que estiver em contato com outras pessoas
- Mantenha uma distância de pelo menos 1 metro das outras pessoas.
![]() |
Quanto tempo leva após a exposição ao coronavírus para desenvolver sintomas?
|
![]() |
Como usar a máscara corretamente? |
Use máscaras de tecido, preferencialmente de algodão
- Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um produto para esfregar à base de álcool ou sabão e água
- Pegue a máscara e verifique se há rasgos ou buracos.
- Oriente qual lado é o lado superior
- Certifique-se de que o lado correto da máscara esteja voltado para fora (o lado colorido)
- Coloque a máscara em seu rosto. Aperte a tira de metal ou a borda rígida da máscara para que se adapte ao formato do seu nariz.
- Puxe para baixo a parte inferior da máscara de modo que cubra sua boca e seu queixo.
- Não toque na máscara enquanto a estiver usando para proteção.
- Após o uso, retire a máscara com as mãos limpas; remova as alças elásticas de trás das orelhas enquanto mantém a máscara longe do rosto e das roupas, para evitar tocar em superfícies potencialmente contaminadas da máscara.
- Descarte a máscara em uma lixeira fechada imediatamente após o uso. Não reutilize a máscara.
- Realize a higiene das mãos após tocar ou descartar a máscara - Use um gel à base de álcool ou, se estiver visivelmente suja, lave as mãos com água e sabão.
Esteja ciente de que há uma escassez global de máscaras médicas (tanto máscaras cirúrgicas quanto máscaras N95 que são destinadas aos profissionais de saúde), por isso deve-se usar máscaras de tecido.
Lembre-se de que as máscaras não são um substituto para outras formas mais eficazes de proteger a si e aos outros contra COVID-19, como lavar frequentemente as mãos, cobrir a tosse com a dobra do cotovelo ou lenço de papel e manter uma distância de pelo menos 1 metro dos outros .
Veja mais orientações sobre o uso e como fazer sua máscara no link abaixo.
Como usar e confeccionar sua máscara.
![]() |
Os cachorros ou outros animais de estimação pode pegar ou transmitir a Covid? |
Vários cães e gatos (gatos domésticos e tigres) em contato com humanos infectados tiveram resultado positivo para COVID-19. Além disso, os furões parecem ser suscetíveis à infecção. Em condições experimentais, tanto gatos quanto furões foram capazes de transmitir a infecção a outros animais da mesma espécie. No entanto, não há evidências de que esses animais possam transmitir a doença para humanos e espalhar COVID-19. COVID-19 se espalha principalmente por meio de gotículas produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.
Visons criados em fazendas também foram detectados com o vírus. Muito provavelmente, eles foram infectados por trabalhadores agrícolas. Em alguns casos, os visons infectados por humanos transmitiram o vírus a outras pessoas. Estes são os primeiros casos relatados de transmissão de animal para humano.
Ainda é recomendado que pessoas que estão doentes com COVID-19 e pessoas que estão em risco limitem o contato com companheiros e outros animais. Ao manusear e cuidar dos animais, medidas básicas de higiene devem ser sempre implementadas. Isso inclui lavar as mãos após manusear os animais, seus alimentos ou suprimentos, bem como evitar beijar, lamber ou compartilhar alimentos.
Mais recomendações estão disponíveis no site da OIE: Informações sobre covid e animais.
A OMS continua a monitorar as pesquisas mais recentes sobre este e outros tópicos do COVID-19 e será atualizada à medida que novas descobertas estiverem disponíveis.
![]() |
Quanto tempo o vírus sobrevive em superfícies? |
A coisa mais importante a saber sobre o coronavírus em superfícies é que elas podem ser facilmente limpas com desinfetantes domésticos comuns que matam o vírus. Estudos demonstraram que o vírus COVID-19 pode sobreviver por até 72 horas em plástico e aço inoxidável, menos de 4 horas em cobre e menos de 24 horas em papelão.
Como sempre, limpe as mãos com um produto à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Evite tocar seus olhos, boca ou nariz.
![]() |
Como fazer compras com segurança? |
Ao fazer compras, mantenha pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas e evite tocar nos olhos, boca e nariz. Se possível, higienize as alças dos carrinhos ou cestas de compras antes de comprar. Ao chegar em casa, lave bem as mãos e também após manusear e armazenar os produtos adquiridos.
![]() |
Como lavar frutas e vegetais? |
Frutas e vegetais são componentes importantes de uma dieta saudável, o que ajuda na imunidade. Lave-os da mesma forma que em qualquer circunstância: antes de manusear, lave as mãos com água e sabão. Em seguida, lave bem as frutas e vegetais com água limpa, especialmente se comê-los crus. As frutas e legumes podem ser deixados de molho por cerca de 15 minutos, em uma solução diluída,feita com 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água. Cuidado para não exagerar no uso da água sanitária, pois ela pode ser tóxica em excesso.
![]() |
Uma pessoa pode pegar a COVID-19 duas vezes? |
Já foram relatados alguns casos de reinfecção da doença por autoridades da China e do Japão.
Médicos e cientistas estão em busca de compreender melhor sobre como o vírus afeta a nossa imunidade, já que por ser uma doença relativamente nova, descobrimos a cada dia novas características.
Alguns estudos registram relatos de reinfecção, mas que é improvável que guarde a mesma gravidade da primeira, geralmente é de menor impacto, afinal, o paciente já criou anticorpos. Mesmo que seja possível, essa reinfecção seria de forma branda.
![]() |
Peguei covid, fiquei em isolamento domiciliar, preciso repetir o teste para saber se estou curado? |
Não é necessário. Considera-se curado, após a remissão dos sintomas. Estando o paciente, 72 horas assintomático, é considerado curado. Devemos cumprir de qualquer forma, o período de isolamento estabelecido. Durante a infecção, anticorpos são desenvolvidos em nosso corpo, a memória imunológica ocorre após esse contato prévio com o antígeno. As chamadas células T e B são responsáveis por essa memória mais duradoura e são capazes de identificar e destruir células infectadas. Testes sobre como se comportam essas células, após a infecção do Coronavírus, estão sendo estudados diariamente para saber precisamente, por quanto tempo estaremos imune após uma infecção pelo coronavírus.
Algumas pessoas que repetem o exame e testam positivo após cessarem os sintomas, não significa necessariamente que elas voltaram a adoecer da covid-19, segundo a Organização Mundial da Saúde, o que acontece na verdade é que, enquanto os pulmões se curam, algumas células mortas do pulmão são expulsas. São esses fragmentos pulmonares que levam ao teste positivo.