- Fazenda Rio Grande investe mais de R$ 1 milhão em qualificação e empreendedorismo.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Fazenda Rio Grande, está investindo em cursos de qualificação de mão de obra e incentivando o empreendedorismo no município. São diversos cursos (veja lista abaixo) que estão em andamento e outros que em breve entrarão na agenda municipal.

Conforme dados da Secretaria estão sendo aplicados aproximadamente R$ 600 mil e que ultrapassam R$ 1,1 milhão se forem considerados os investimentos do ano passado. No total, estão sendo beneficiados mais de 350 alunos.

Segundo a secretária Irani Santos a formação de mão de obra com qualidade é importante no processo de desenvolvimento de Fazenda Rio Grande. “As empresas nos procuram em busca de mão de obra e precisamos estar preparados para isso, é parte de um processo, assim como, fomentamos o empreendedorismo entre elas, pois são novas profissões que elas adquirem e podem montar seus próprios negócios”, comentou.

O coordenador dos Cursos, Pedro Jomeke, avalia que o momento é muito importante para isso. “Estamos passando por um momento de crise, mas ainda assim conseguimos, pelos esforços e parcerias realizadas, levar conhecimento e também cultivar o empreendedorismo entre as pessoas. O trabalho já realizado mostra bons resultados”, disse.

A diretora-geral do Trabalho, Elaine de Lima, ressaltou a importância dos cursos para melhor capacitação e ampliação do conhecimento, “que são fundamentais para a busca por vagas no mercado de trabalho”, disse.

Os cursos acontecem em unidades móveis do Senai, assim como, há o curso presencial na sede da entidade, em Araucária que acontece somente nos finais de semana.

Até o momento já foram realizados e acontecem os cursos de Mecânica Automotiva, Técnico em Mecânica, Mecânica Básica, Mecânica de Máquinas Industriais e Aplicação em Porcelanato Líquido.

Também estão sendo executados os cursos de Mecânica de Motos, com a professora Estela Rodrigues Santana, Aperfeiçoamento de Corte e Costura, com a professora Guiomar de Oliveira, Aperfeiçoamento de Pães de Massas Doces e de Mass e Doces Finos com o professor Josué Fernandes de Oliveira

Os cursos contam com apoio da coordenadora do Senai Fazenda, Rafaella Maciel, a coordenadora da Prefeitura, Dulce Sobral e Pedro Jomeke.