Fazenda Rio Grande lança a Semana de Aleitamento Materno.

Fazenda Rio Grande lança a Semana de Aleitamento Materno

- Fazenda Rio Grande lança a Semana de Aleitamento Materno.

Teve início na terça-feira (13) a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que é comemorada mundialmente para incentivar a amamentação e melhorar a saúde de bebês, lembrando a sociedade a importância de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.

O lançamento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a secretária de Saúde, Irani Santos, a coordenadora da Saúde da Mulher, Marcilene de Paula, a coordenadora da Atenção Básica, Juliana Martins,  o diretor Luiz Neto e equipe da Saúde.

Este ano o tema trabalhado discute a importância de políticas públicas que favoreçam as famílias, permitindo a amamentação e auxiliando os pais a cultivar o relacionamento com seus filhos desde o início da vida.

O Aleitamento Materno proporciona saúde e bem-estar para mães e crianças, reduz as taxas de mortalidade materna e infantil, além disso reduz o risco de câncer de mama e de ovário, diabetes mellitus tipo 2 e doenças cardíacas em mães que amamentam.

A OMS e o UNICEF recomendam que o aleitamento materno seja iniciado na primeira hora de vida, seja mantido de forma exclusiva nos primeiros 6 meses de vida e seja continuado até 2 anos ou mais.

O Aleitamento Materno também está diretamente relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente àqueles que tratam da saúde e bem-estar, erradicação da fome e da pobreza.

Por todos estes motivos, incentivar a amamentação faz parte das diretrizes do Plano Municipal de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil e, durante todo o ano o tema é discutido dentro do Programa Gestar, programa de Educação em Saúde desenvolvido em todas as Unidades do Município.