Mulheres têm destaque em secretarias de Fazenda Rio Grande.

Mulheres têm destaque em secretarias de Fazenda Rio Grande

- Mulheres têm destaque em secretarias de Fazenda Rio Grande.

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande tem aplicado na prática, a valorização da mulher em seu quadro de servidoras.  Atualmente a gestão tem três secretárias – do Trabalho, Irani Santos, da Mulher, Cíntia Wozniack e de Planejamento e Finanças, Cássia Cristina – e a comandante da Guarda Municipal, Ilda Soares, na linha de frente, além de dezenas de diretoras, chefes de divisão e coordenadora.

Única mulher a assumir o comando de uma Guarda Municipal no Paraná à época, em 2015, Ilda Soares – que tem outras 11 mulheres sob seu comando na Corporação – disse que foi um grande desafio.

“Era um espaço predominantemente masculino, mas foi uma atitude corajosa do prefeito, que mostrou uma grande confiança no trabalho que vinha sendo desenvolvido e deu essa oportunidade, causou uma boa impressão em todos os âmbitos de trabalho pelo estado”, comentou.

A secretária do Trabalho, Irani Santos, ressalta a importância desse exemplo para outros municípios e a sociedade. “Desde que se discutia cotas na política para mulheres, sempre achei importante essa participação maior da mulher na administração pública, esse exemplo aproxima mais a gestão da população, pois vê na prática algo que se discutia apenas, mas que virou realidade”, analisou.

Recentemente empossada, a secretária da Mulher, Cíntia Wozniack, ocupa uma pasta estratégica quando o assunto é mulher. “O fato de estar à frente da secretaria facilita o acesso das mulheres, seja no atendimento, acolhimento, elas se sentem também mais representadas, pois temos um olhar mais sensível aos problemas cotidianos pelos quais passam”, comentou.

A secretaria abriga o Núcleo da Mulher Fazendense, coordenado por Stella Baron. O Núcleo fica na linha de frente com os casos e estudos sobre o que acontece no município e registra desde setembro do ano passado, quando foi criado, 425 atendimentos.

Já a secretária de Planejamento e Finanças, Cássia Cristina, tem 19 anos de carreira na administração pública. Para ela, o desafio, iniciado em abril do ano passado, não foi menor, apesar da familiaridade com a gestão. “Foi um ato de valorização da mulher, que prestigia não apenas o gênero, mas a servidora pública. Temos muitas mulheres na administração e isso mostra que estamos em um caminho muito bom, positivo, me senti muito bem”, disse.

O prefeito Marcio Wozniack destaca o trabalho que as mulheres têm realizado não apenas na gestão pública, mas na sociedade geral. “ Sempre tivemos esse olhar mais sensível às questões femininas, aplicando políticas públicas por toda a sociedade e não poderíamos deixar de aplicar também dentro da nossa gestão, ampliando ainda mais o espaço feminino”, concluiu.