PROGRAMA “ARTEIROS DA FAZENDA”.

PROGRAMA “ARTEIROS DA FAZENDA”

- PROGRAMA “ARTEIROS DA FAZENDA”.

O que é?
É um projeto de economia criativa que vai muito além da criação de uma renda extra ou a principal, trata-se de uma série de etapas a serem preenchidas para reconhecimento de um verdadeiro Artesão ou Arteiro, o arteiro terá cursos de qualificação contínuos, participará de feiras, terá o seu produto reconhecido com selo de qualidade, fomentaremos o desenvolvimento de souvenirs inovadores, gerando oportunidades de negócios para produtores locais, dentre eles: ‘designers’, artesãos, publicitários, artistas visuais, entre vários outros empreendedores criativos.

Para que serve?
Esse mecanismo reúne dados sobre a realidade dos artesãos do município, viabilizando cursos, a divulgação dos produtos, a busca por informações atuais. O cadastro tem a função ainda, de identificar agentes, comunidades e entidades, até então excluídas ou não identificadas nas políticas culturais do município. Além de:
– Ter um conjunto de produto souvenirs de qualidade, inspirado na identidade Fazendense;
– Atender as necessidades e desejos do mercado turístico, materializando suas experiência e fortalecendo a cidade como destino;
– Gerar negócios ampliando as possibilidades de comercialização de pequenos
produtos locais;
– Qualificação continuada;
– Criar espaços e feiras itinerantes;
– Agregar valor comercial aos produtos com selo do Arteiro;

Por que se cadastrar?
Através do cadastro a Secretaria pode identificar os ARTESÃOS, reconhecendo e viabilizando cursos através das demandas, tendo assim, o reconhecimento de sua atuação na área cultural, ganhando maior visibilidade e potencializando a divulgação do seu talento/produto.

Quem pode participar?
Pode participar toda e qualquer pessoa física residente em Fazenda Rio Grande, desde que comprove a sua atuação na área do artesanato, ou queira ingressar na área. Os fazendenses que atuam no artesanato, mas moram em outras cidades, estados e países também têm este direito.
O cadastro também pode ser feito por pessoas jurídicas legalmente registradas e atuantes na área em Fazenda Rio Grande, há no minimo um (1) ano. Além disso, pode ser cadastrados locais de interesse turístico, galerias de arte, pontos de exposição e comercialização de produtos e bens culturais, entre outros.
Para fazer parte do projeto “ARTEIROS DA FAZENDA”, o interessado deve preencher o formulário disponível aqui: