Promoção à Saúde do Trabalhador da Construção Civil é trabalhado em Fazenda Rio Grande.

Promoção à Saúde do Trabalhador da Construção Civil é trabalhado em Fazenda Rio Grande

- Promoção à Saúde do Trabalhador da Construção Civil é trabalhado em Fazenda Rio Grande.

A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou diversas ações referentes ao Abril Verde, que se encerrou com foco nos trabalhadores da construção civil. Em todo o país, o mês de Abril se tornou o mês oficial para campanhas nacionais de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, sendo este mês alusivo à homenagem às vítimas de acidentes de trabalho no Brasil.

De acordo com dados do SUS/SINAN-NET (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), entre os anos e 2006 a 2019, a ocupação “pedreiro” é a principal em termos de acidentes de trabalho com 3.576 registros em todo o Paraná.

Nesse contexto, a Secretaria Estadual da Saúde definiu que neste ano a Campanha Abril Verde estaria voltada à prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Em adesão à Campanha, a Vigilância em Saúde municipal, realizou durante o mês de abril, a visitação em construções civis do município com a distribuição de material informativo sobre prevenção de acidentes do trabalho; abordagem quanto ao uso correto de EPIS e questões relacionadas às àreas de vivência; análise das condições oferecidas ao trabalhador, especialmente em relação às instalações sanitárias; condição dos andaimes, existência de Comissões de Prevenção de Acidentes e/ou treinamentos dentre outros.

Conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, o melhor caminho para evitar acidentes é a orientação.

“A Construção Civil é um setor que se destaca por graves acidentes, que muitas vezes são fatais ou incapacitantes, pensando nisso, levantamos esta bandeira e buscamos a conscientização diretamente com os trabalhadores e responsáveis pelas obras”, explica a diretora.

Para Graciele Batista, coordenadora municipal de vigilância em saúde do trabalhador, que foi uma das responsáveis para a execução das atividades, a receptividade das equipes de trabalho nas construções foi de grande positividade.

“A forma como as informações foram trabalhadas, levou a interação das equipes nas construções civis com a equipe de vigilância, que abordou os trabalhadores de forma a sensibilizar sobre a importância da prevenção e consequente redução dos acidentes de trabalho”, afirmou.