Secretaria Municipal de Educação mostra investimentos pelo Fundeb.

Secretaria Municipal de Educação mostra investimentos pelo Fundeb

- Secretaria Municipal de Educação mostra investimentos pelo Fundeb.

A Secretaria Municipal de Educação apresentou na tarde de segunda-feira (12), no Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande, a prestação de contas sobre os investimentos do Fundeb no primeiro semestre. No total, foram investido R$ 37,6 milhões e a previsão é de que até o final do ano sejam investidos aproximadamente R$ 80 milhões.

Segundo o secretário de Educação, Professor Ednelson Sobral, essa prestação de contas vai ao encontro da transparência e gestão dos recursos que têm sido uma das principais marcas da gestão. “A nossa prioridade é investir o máximo de recursos no aprendizado, essa é nossa principal preocupação e temos realizado isso de modo crescente”, comentou.

No total de investimentos, a maior parte foi dirigida ao pagamento de salários (R$ 29,2 milhões), kits escolares (R$ 2,4 milhões) e transporte escolar (R$ 1,3 milhão).

Para mostrar o foco na Educação, o município também tem investido mais recursos do que o mínimo exigido por lei. “Estamos investindo 30,42%, enquanto o mínimo exigido é o de 25%”, disse Sobral.

A diretora geral da Educação, Geonice Araújo, ressaltou a transparência na utilização dos recursos. “Estamos trabalhando de forma transparente com os conselhos e prestando contas para que todos acompanhem o trabalho que está sendo desenvolvido”, avaliou.

A reunião contou com representantes do Conselho Municipal de Educação, do Fundeb, integrantes da sociedade civil.

Além das equipes pedagógicas, educadoras e professoras, também participaram os vereadores Policial Batista, Serjão, Paulinho Coxinha e assessorias.

*O que é o Fundeb

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. O Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020.

A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitas em escalas federal, estadual e municipal por conselhos criados especificamente para esse fim.

*Fonte: MEC