Saúde alerta! Últimos dias da vacinação contra a gripe.

Saúde alerta! Últimos dias da vacinação contra a gripe

- Saúde alerta! Últimos dias da vacinação contra a gripe.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina no próximo dia 1º de junho. Fazem parte do público alvo pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

De acordo com relatório parcial divulgado pela Vigilância Epidemiológica Municipal, até o momento, a meta geral atingida do público alvo é de 67,09%. O esperado é atingir pelo menos 95% da população prioritária.

Todas as 11 unidades básicas de saúde (UBS) do município estão realizando a vacina. O horário de atendimento para a vacinação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É importante que os pais que ainda não levaram seus filhos, garantam sua dose de vacina, bem como as gestantes e demais pessoas que compõem o grupo prioritário, pois possuem maior risco de contraírem a doença.

Esse ano, até a última semana, já foram registrados pelo Ministério da Saúde, 214 óbitos no Brasil por influenza. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), que geralmente desencadeiam quadros graves da doença.