Outubro Rosa
   

Equipe de Trabalho

Diretor Geral de Agricultura: Eli César Quirino – Geógrafo, especialista em Educação Ambiental e Ecologia.

Administrativo: João Carlos de Carvalho
Engenheiro Agrônomo: Leonardo Kovalhuk
Veterinária: Nana Momoi
Logística de produtos: Francisco Carlos Mariano, Crystian Ariel Quirino.
Tratoristas: Jaci do Canto Seifert, Joacir Siqueira

O Departamento de Agricultura do município de Fazenda Rio Grande, tem por finalidade apoiar, estimular, formalizar, proporcionar e disponibilizar serviços a “todos os agricultores do município em suas diversas formas organizativas do meio rural”.

  • Apoiar preferencialmente os Agricultores Familiares, visando à superação dos desafios, atuando de forma integrada em programas e projetos, coerentes com a realidade local e regional.
  • Estimular a produção e o beneficiamento (Agroindústria Familiar) com objetivo de agregar valor aos produtos, atendendo padrões de qualidade exigidos pelo consumidor.
  • Formalizar todos os agricultores do município, de modo a melhorar os índices oficiais de produção(quantificar), mas principalmente garantir aos produtores, acesso aos direitos adquiridos na atividade como conseqüência desta formalização.
  • Proporcionar mecanismos e articular ações que visem à comercialização direta da Agricultura Familiar com o público de maneira geral, mas principalmente com os diversos programas institucionais (PAA- Programa de Aquisição direta da Agricultura Familiar, PNAE-Programa Nacional de Alimentação Escolar, TROCA VERDE- Programa Municipal de Troca de Materiais Recicláveis por Hortifrutis adquiridos da Agricultura Familiar e Compra Institucional.
  • Disponibilizar serviços que beneficiem principalmente os Agricultores Familiares em parceria com as instituições ligadas ao meio rural, (Associações, Cooperativas, etc.) como:
    • Patrulha Mecanizada
    • Serviços Administrativos: CADPRO/Nota Fiscal de Produtor, Regularização Fundiária/ITR, UMC-INCRA, finalização de contratos, atendimentos de munícipes e população em geral.
    • Serviços Agronômicos: Coordenação e execução de programas e projetos para a agricultura municipal (Diagnósticos, planejamento, Calcário, Análises de solo, conservação de solos, etc.).
    • Serviços Veterinários: Coordenação e execução de programas, projetos e campanhas de vacinação em todo o município (Febre Aftosa, Brucelose Bovina, Guia de Transporte Animal,etc.).
    • Serviços de Logística com veículos próprios para recolhimento e distribuição de produtos adquiridos da Agricultura Familiar.