Campanha de vacinação contra gripe iniciou hoje e 2.298 idosos já foram vacinados em Fazenda Rio Grande.

Campanha de vacinação contra gripe iniciou hoje e 2.298 idosos já foram vacinados em Fazenda Rio Grande

- Campanha de vacinação contra gripe iniciou hoje e 2.298 idosos já foram vacinados em Fazenda Rio Grande.

Começou nesta segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Já no primeiro dia de vacinação, 2.298 idosos já foram vacinados no município; um novo lote será recebido na terça-feira (24).

Segundo a secretária de Saúde, Irani Santos, as unidades básicas de saúde Pioneiros e Gralha Azul passarão a atender até às 20 horas, a partir de quarta-feira (25), e também realizarão vacinações nos horários estendidos.

Devido ao grande número de pessoas que têm procurado a UPA 24 Horas por causa da pandemia do coronavírus, os idosos que estejam na fila para atendimento na UPA também serão vacinados.

A secretária também adiantou que os idosos assistidos pelos abrigos da Prefeitura seriam vacinados (aproximadamente 50).

A campanha de vacinação contra a Influenza, ainda que em âmbito nacional, está recebendo atenção especial do prefeito Marcio Wozniack. “Estamos muito atentos ao que está acontecendo e com as unidades de saúde respeitando os critérios de segurança, conseguiremos alcançar o maior número possível de idosos neste momento”, comentou.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação está marcado pelo Ministério da Saúde para dia 9 de maio (sábado). Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Todas as Unidades de Saúde de Atenção Primária de Fazenda Rio Grande estão realizando a vacina. Considerando o momento de risco para o Coronavírus, as Unidades estão organizando o fluxo de pessoas conforme as especificidades locais de cada área. A Secretaria de Saúde orienta os idosos e profissionais de saúde, que são o público alvo desta primeira fase, a procurarem a Unidade do seu bairro e em caso de dúvidas poderão buscar informações via telefônica. As fases da Campanha seguirão conforme cronograma de datas estipuladas pelo Ministério da Saúde:

A partir de 23/03/2020: pessoas a partir de 60 + e trabalhadores da saúde;

A partir de 16/04/2020: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

A partir de 09/05/2020: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, jovens entre 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos entre 55 e 59 anos de idade.

Essas datas definem o início da vacinação por grupo, sendo que, a partir da data início, a vacina continua para todos os grupos até o dia 22 de maio, data definida para o encerramento da campanha.

A vacina é composta por vírus inativado e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A meta do município é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário. 

Novo coronavírus

A vacina contra Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, portanto, devido à situação de pandemia por coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, considerando a semelhança dos sintomas entre as duas doenças.