Fazenda Rio Grande tem entre as cidades da RMC o melhor monitoramento de casos sob investigações para o COVID-19.

Fazenda Rio Grande tem entre as cidades da RMC o melhor  monitoramento de casos sob investigações para o COVID-19

- Fazenda Rio Grande tem entre as cidades da RMC o melhor monitoramento de casos sob investigações para o COVID-19.

A Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, segundo Boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado na noite de quarta-feira, 25/03, tem depois de Curitiba, o melhor número de casos em investigação sobre a possibilidade ou não para o COVID-19.

A capital do Estado já encaminhou para exames, 593 casos suspeitos onde 60 testes foram confirmados como positivo para o Coronavírus. Já Fazenda Rio Grande encaminhou 103 casos para testes e nenhum caso positivo confirmado.

Isso mostra que a política de saúde adotada pela Prefeitura neste momento de crise está dando resultados. A Prefeitura publicou decreto na última segunda-feira com uma série de orientações sobre o funcionamento de atividades comerciais na cidade, suspendendo aulas na rede municipal de ensino e manteve funcionando apenas serviços essenciais da administração.

Além de outras medidas adotadas, o prefeito Marcio Wozniack, ao decretar Estado de Emergência, ordenou o contingenciamento de recursos para a saúde municipal, com isso autorizou a contratação emergencial de 18 novos profissionais para atendimento à população, compras no valor de R$ 330 mil em insumos e equipamentos de proteção individual para os servidores da saúde, a ampliação de horário de atendimento em duas unidades básicas, Pioneiros e Gralha Azul, que iniciaram atendimento até as 20h e ainda, a construção de uma unidade de apoio com 35 leitos ao lado da UPA.

Todas essas medidas garantem um bom e pronto atendimento à população fazendense, que necessitando do serviços de saúde, encontrará o suporte necessário, incluindo para a segurança de todos, os encaminhamentos para exames no Laboratório Central de todos aqueles pacientes que apresentarem sintomas similares aos manifestados pela COVID-19, como quadro febril, coriza, dor de garganta e dificuldade respiratória, e nesse sentido o município de Fazenda Rio Grande também dá exemplo na gestão da crise, pois é um dos poucos, ao lado da Capital, que está atendendo ao determinado na Portaria 454, de 20 de março de 2020, do Ministério da Saúde, que orienta para o encaminhamento a exames de qualquer caso com aspecto similar aos sintomas e aí também se justifica os casos de notificações em Fazenda Rio Grande.

Os números de Fazenda Rio Grande não significam situação de alarme, e sim de prudência e respeito à população, e a Administração Municipal afirma que essa atenção é indispensável para manter a tranquilidade e a segurança de todos.