Divisão de Treinamento e Desenvolvimento lança plataforma online para aperfeiçoamento dos servidores à distância

A Escola de Administração Pública, da divisão de Treinamento e Desenvolvimento da Prefeitura de Fazenda Rio Grande, vai lançar uma plataforma online para a realização de treinamentos e cursos para os servidores públicos. Objetivo do novo serviço é garantir a realização das aulas no período de pandemia, bem como oportunizar os cursos a mais pessoas ao mesmo tempo e, futuramente, ofertar opções mais generalistas à população também.

De acordo com o responsável pela divisão de Treinamento e Desenvolvimento, Michel Andersson Daversa, a criação de uma plataforma online já era uma necessidade, mas com a vinda da pandemia, essa necessidade aumentou. “Era uma tendência e acabou virando uma urgência”, diz.

“A ideia não é substituir todos os treinamentos presenciais, porque precisamos da interação humana, do contato. Algumas modalidades de ensino seria necessário fazer presencial. Mas o ensino a distância veio pra ficar. Então a ideia é termos essas duas modalidades para atingir todos os servidores e a comunidade”, complementa.

Segundo ele, desde o início do ano, a equipe vem buscando empresas para desenvolver esse site. Foi em meados de setembro que o negócio foi firmado para dar continuidade à ideia. A plataforma ainda está em fase de testes, mas entre as suas funcionalidades, terá aulas em vídeos, materiais complementares (Word, Excel, PDF, Powerpoint), imagens, certificação online automática, áudios/podcasts, opção de direcionamento para aula ao vivo em plataforma externa (YoutTube/Vimeo), avaliação de impacto no trabalho do servidor após o curso, avaliação do curso e do docente em alguns casos.

Alguns dos cursos que já estão sendo desenvolvidos para, em breve, serem colocados na plataforma, são: Introdução ao Serviço Público (para os novos servidores), Noções Básicas de Governança na Administração Pública, Introdução à Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento com Foco na Administração Pública.

Além dos servidores que já atuam ministrando os treinamentos, também serão credenciados docentes, palestrantes e conteudistas, por meio de Edital de Chamamento que está sendo desenvolvido. Objetivo é melhorar ainda mais o nível dos cursos e, consequentemente, garantir o melhor atendimento à população. “São esses servidores que estão atendendo, estão desenvolvendo suas funções, estão em contato com as pessoas. Então, desenvolvendo suas habilidades, todos têm a ganhar, tanto os munícipes quanto a gestão pública”, garante.

A plataforma deve ficar pronta oficialmente em dezembro, já com curso anual previsto para a Guarda Municipal.