Vacina BGC é disponibilizada na maternidade para os recém-nascidos fazendenses

A partir desta segunda-feira, 25 de agosto, todos os bebês que nascerem na maternidade do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida já receberão a dose única da vacina BCG antes de receberem a alta. A novidade facilita o acesso a imunização no município.

Início vacina BCG hospital-12

A aplicação da vacina nas primeiras horas de vida, ainda na maternidade, protege o bebê de formas graves da tuberculose, como a meningite e a tuberculose miliar, que podem levar a sequelas graves  e até a morte. 

 

Para a enfermeira do município Patrícia Xavier, a aplicação na própria maternidade é uma conquista para os fazendenses. “Anteriormente era preciso as mães esperarem a alta médica para aí então se deslocarem até sua unidade de saúde de referência para receberem a dose. Podendo acarretar em um atraso na aplicação que deve ser até no máximo um mês de vida”. Explicou.

Início vacina BCG hospital-11

O bom relacionamento com os demais órgãos de Estado foi essencial para que o serviço pudesse ser ofertado já no hospital, como relata a diretora da Divisão de Vigilância em Saúde da cidade, Nelceli Garcia. “A parceria  com a 2ª Regional Metropolitana de Saúde foi fundamental, com a viabilização de um reforço no estoque de vacinas da BCG para Fazenda Rio Grande”.

Início vacina BCG hospital-21

E a população já sente os benefícios deste importante avanço na saúde municipal. Como conta Giovanna Andrade, que foi uma das primeiras mamães fazendenses a usufruir do serviço. “Está sendo uma experiência maravilhosa. Pós cesária é muito cansativo ter que sair para vacinar a criança. E a Lavínia já vai sair imunizada daqui”.

 

Essa iniciativa demonstra a atenção dada pela gestão para cumprir as metas nacionais de imunização e garantir mais saúde para todos os fazendenses.