Fazenda Rio Grande continua remoção de cabos de telefonia inutilizados para melhorar visual urbano

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, em parceria com empresas de telecomunicações que atendem a região, está removendo os excessos de cabos de telefonia que estão sem uso e poluindo visualmente as vias da cidade. A medida faz parte de um esforço coordenado para facilitar o trabalho das equipes de iluminação pública e de telecomunicação e acabar com a poluição visual do espaço urbano, além de promover mais segurança à população.
Nesta semana, a “Ação de Regularização de Cabos Telecom” ocorre entre os dias 4 e 8 de agosto, com atuação de uma equipe técnica especializada, que realizará a retirada de cabos excedentes e mal acondicionados em quatro vias da cidade: Rua César Carelli, Rua Rio Ivaí, Rua Rio Amazonas e Rua Rio Madeira.
Esses pontos foram identificados como áreas críticas, onde a fiação ociosa afeta diretamente a estética e, em alguns casos, até a segurança de pedestres e motoristas. A operação conta com o apoio das concessionárias de telecomunicações, que estão sendo notificadas para colaborar com a padronização e retirada dos cabos que não possuem mais funcionalidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, o objetivo é expandir gradativamente essa ação para outros bairros da cidade. “Estamos trabalhando para construir uma Fazenda Rio Grande mais limpa, organizada e segura. A população tem cobrado esse tipo de cuidado com as ruas, e estamos respondendo com ações práticas”, destaca a pasta.
A intenção da gestão é eliminar 100% dos fios em desuso com diálogo e sem medidas mais severas contra as empresas de telecomunicação. Caso as empresas não se adequem, multas poderão ser aplicadas.