Fazenda Rio Grande se destaca no país com projeto de industrialização
O projeto dos Condomínios Empresariais desenvolvido pela Prefeitura de Fazenda Rio Grande superou 105 projetos de municípios paranaenses e foi um dos finalistas do IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em sua Fase Estadual. Por causa disso, o município teve destaque nacional entre os mais de cinco mil municípios do país, assim como, entre os 399 paranaenses.

Com o título de “Condomínio Empresarial – O Desenvolvimento acontecendo em Fazenda Rio Grande”, o município disputou com Toledo e Umuarama dentro da categoria de Inovação e Sustentabilidade, que recebeu 30 inscrições em todo o estado.

Toledo se classificou com o projeto “Pequenos Negócios e Cidade Digital, Círculo Virtuoso do Crescimento, Pequenos Negócios e Cidade” e Umuarama com o projeto “Lixo que Vale - Faça a diferença”. A premiação aconteceu nesta semana, na sede do Sebrae, em Curitiba (PR).

Mesmo sem ter conquistado o título máximo – que ficou com Toledo – o prefeito Marcio Wozniack ressaltou a importância do projeto e a evolução que a cidade tem alcançado. “Foram mais de cem municípios que apresentaram projetos e o fato de estarmos entre os três melhores do estado mostra que estamos no caminho certo, desburocratizando as ações, incentivando o pequeno e médio negócio, sem deixarmos de lado as grandes empresas, geradoras também de recursos e rendas”, avaliou.

Marcio também destaca os diferenciais do projeto. “Temos isenções para essas empresas, que podem adquirir áreas particulares, mas que estavam sem uma utilização e dessa forma fomentamos negócios nesses locais”, disse.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eloi Kuhn, a escolha de Fazenda Rio Grande entre os finalistas mostra que a cidade já é um polo de desenvolvimento. “Nós mudamos esse status de cidade dormitório graças à chegada de novas empresas, a maior capacitação da população, cursos e qualificação para nossos jovens assumam os novos postos de trabalho que estão sendo criados”, afirmou.

Segundo os dados da Secretaria, o número de trabalhadores de Fazenda Rio Grande que se deslocam para outros municípios reduziu em 13 mil nos últimos anos como um reflexo dessa política de incentivos às empresas.

Para avaliar o projeto, com visitas nos locais, a analista Ana Lúcia de Souza, da Unidade de Ambiente de Negócio, do Sebrae, visitou os locais descritos no projeto. Ana conversou com o prefeito Marcio Wozniack e conheceu os locais: os condomínios empresariais.

Entre os objetivos do projeto está “a criação de uma ferramenta para tirar o título de “Cidade Dormitório” para o título de “Terra de Oportunidades”.

ORIGEM - O projeto foi idealizado pelo prefeito Marcio Wozniack, os secretários Eloi Kuhn, do Desenvolvimento Econômico, Elídio Ratinho, então secretário do Trabalho e Irani Santos, secretária do Planejamento Urbano, além dos analistas Ana Paula Strujak e Josemar Floriano, onde foram diagnosticados todos os locais.

Os condomínios empresariais visitados e que compõem o projeto são o Parque Industrial Sul, com 264 mil metros quadrados; Condomínio Paraná Parque, com 377 mil metros quadrados, mais quatro organizados em diferentes pontos, com destaque para o Green Company, com 800 mil metros quadrados.

O Sebrae contou com mais de 300 avaliações realizadas por 54 integrantes da comissão julgadora. Além da categoria Inovação e Sustentabilidade, à qual Fazenda Rio Grande participou, também foram disputados prêmios nas categorias: Compras governamentais de pequenos negócios; Municípios Integrantes do G-100; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Inclusão produtiva com Segurança Sanitária; Pequenos negócios no campo; Desburocratização e Formalização e Melhor Projeto.