Saúde promove atualização sobre temas de importância em saúde pública às ACS do município

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu um Encontro com profissionais da rede municipal de Saúde, com atualizações aos (as) Agentes Comunitários de Saúde (ACS) quanto aos procedimentos e condutas no processo de trabalho. O evento ocorreu na última semana na Escola Técnica Erotides Ângelo Sampaio.  

A ação foi uma iniciativa do Departamento de Vigilância em Saúde, que contou com a gestão de Atenção Primária à Saúde e teve abordagem centrada nos seguintes temas:

Tema 1: "Vacinação  em foco", que tratou o planejamento, a execução, o monitoramento, a supervisão e a avaliação das ações de vacinação voltadas aos (às) ACS a partir do nível local, com base nas características da população-alvo e nas condições geográficas, sociais, culturais e demográficas da área de abrangência da Unidade de Atenção Básica. 

Tema 2: "Esporotricose: prevenção e atenção", que trouxe informações sobre a doença, como a identificar, expor os locais de maior incidência no município, e em caso de constatação positiva de algum animal contaminado, à tomada das ações cabíveis.

Segundo os organizadores do evento, o trabalho realizado pelos (as) ACS’s é de vital importância na Saúde Pública, pois atuam na comunidade junto aos usuários do SUS. As atualizações os qualificam para a atuação em prol do aumento da cobertura vacinal, no reconhecimento de demandas importantes e na prevenção de doenças.