Prefeitura realiza 1ª reunião do Pronasci.

Prefeitura realiza 1ª reunião do Pronasci

- Prefeitura realiza 1ª reunião do Pronasci.

pronasci_m
A Prefeitura de Fazenda Rio Grande realizou na última sexta-feira (5), a primeira reunião para criação do gabinete do Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania na sala de reuniões da Prefeitura. Participaram da reunião autoridades municipais, estaduais e federais.

Para que o município tenha sucesso no Programa é necessária à criação do GGIM – Gabinete de Gestão Integrada Municipal que tem como objetivo propor ações integradas e promover o intercambio de informações e experiências, alimentando o sistema de planejamento e políticas municipais voltadas a segurança. A reunião serviu para sanar várias dúvidas sobre o funcionamento do programa e da segurança em geral.
De acordo com o diretor e presidente da ADESOBRAS – Agência de Desenvolvimento Educacional e Social Brasileiro presente na reunião, “o trabalho político iniciou através do prefeito, agora é correr atrás, criar o gabinete, escolher o bairro para colocar em atividades os inúmeros programas que possam beneficiar a população de Fazenda Rio Grande” afirma Robert Bedros Fernezlian.
Programas como “Território da Paz, Mulher da Paz, Proteja e Bolsa Formação” são alguns dos projetos previstos para implantar em Fazenda Rio Grande. As equipes identificarão os projetos do Pronasci que poderão ser implementados na cidade. O “Território da Paz” se dará por meio de mobilizações comunitárias e policiais. A articulação entre as diferentes forças de segurança – polícias civil, militar, federal, bombeiro, guarda municipal, secretaria de segurança pública e representantes da sociedade civil será realizada por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que organizará atividades que levarão ao debate da segurança pública no município. Já o programa “Mulher da Paz” tem como objetivo incentivar mulheres, por meio de transferência direta, a construir e fortalecer redes sociais de prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens expostos à violência. Para participar do Projeto, a mulher deverá passar por um processo de seleção e de capacitação promovido pelas Unidades da Federação pactuadas com o Pronasci. O Projeto “Bolsa Formação” é destinado à qualificação dos profissionais de segurança pública e justiça criminal, contribuindo em sua valorização e o conseqüente benefício da sociedade brasileira.

Crédito da foto: PMFRG/Barbosa Jr