Secretaria de Saúde reforça vacinação contra o sarampo para jovens de 20 a 29 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Fazenda Rio Grande alerta a população sobre a importância da vacinação contra o sarampo, especialmente para jovens adultos entre 20 e 29 anos.


A medida é preventiva diante do aumento de casos em países da América do Sul, como Bolívia, Argentina e Paraguai, que enfrentam surtos da doença. O risco de reintrodução no Brasil é real, já que esses países fazem fronteira com estados do Sul.


O Brasil recuperou a certificação de país livre do sarampo em 2024, mas em 2025 já notificou casos importados no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, além de registros em investigação no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nas Américas, foram mais de 7 mil casos no primeiro semestre, com surtos na Bolívia (270), Argentina (34) e Paraguai (21).

 

Sintomas do sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por via respiratória. Os principais sinais e sintomas são:
Febre alta; tosse; coriza; conjuntivite (olhos vermelhos); manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo.
Em alguns casos, podem surgir complicações graves como pneumonia, encefalite e até óbito, especialmente em crianças menores de 5 anos e pessoas não vacinadas.

 

Esquema vacinal

 

A vacina contra o sarampo é a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). O esquema de proteção é o seguinte:

  •  Crianças: devem receber duas doses, a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de idade.
  • Jovens e adultos até 29 anos: precisam ter duas doses registradas da vacina.
  • Adultos de 30 a 59 anos: devem ter pelo menos uma dose. 
  • Profissionais da Saúde devem ter duas doses, independente da idade.  

Quem não tem certeza se já recebeu a vacina deve procurar sua Unidade de Saúde para avaliação da carteira vacinal. Não há problema em se vacinar novamente caso haja dúvida.

 

A Secretaria de Saúde reforça: a vacina é a melhor forma de prevenção, procure a Unidade de Saúde mais próxima e garanta sua proteção.