O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:

- Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;

- Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

 

Documentos Necessários para o Cadastro:

Para o Responsável pela Família (RF):

- CPF ou Título de Eleitor;

Para os demais membros da família: Pelo menos um dos documentos de cada uma das pessoas da família como:

- Certidão de Nascimento;

- Certidão de Casamento;

- CPF;

- RG;

- Carteira de Trabalho;

- Título de Eleitor.

Documentos não obrigatórios mas que auxiliam no cadastramento:

- Comprovante de residência;

- Declaração de Matrícula.

Lembrando que se possível levar mais documentos de identificação das pessoas da família, pois a documentação apresentada qualificam as informações do cadastro.

 

Onde se inscrever ou atualizar:

O cadastro e as atualizações são realizadas no CRAS da sua região, mas também é possível realizar um pré-cadastro pelo aplicativo ou site do Cadastro Único, além de poder acompanhar o seu cadastro e emitir a folha resumo.

Endereço dos CRAS:

CRAS – Iguaçu

Endereço: Rua Rio Paranapanema, 616

Contato: 41 3608-7664

 

CRAS – Eucaliptos

Endereço: Rua Pessegueiro, 249

Contato: 41 3608-7666

 

CRAS – Gralha Azul

Endereço: Rua Cauré, 6921

Contato: 41 3608-7665

 

Pré-Cadastro
Caso o cidadão ainda não esteja cadastrado no Cadastro Único, ele poderá fazer um Pré-Cadastro por meio do aplicativo do Cadastro Único ou na versão web.
O Pré-Cadastro permite que o cidadão já informe dados importantes para o seu cadastro. Após enviar o Pré-Cadastro, o usuário tem 120 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para apresentar os documentos de identificação obrigatórios das pessoas da família e complementar outros que sejam essenciais. A apresentação de documentos e a complementação de informações é necessária para que o cadastro seja concluído e o cidadão possa ter direito a solicitar benefícios sociais.
No posto de atendimento municipal, a equipe do Cadastro Único coletará as demais informações referentes ao domicílio, família, escolaridade, trabalho e remuneração.
Atenção: o Pré-cadastro é uma etapa opcional. O cidadão pode, se desejar, fazer todo o cadastramento diretamente no posto de atendimento do Cadastro Único. O Pré-cadastro é apenas uma forma de agilizar esse serviço.

 

Atualização Cadastral

Você vai precisar atualizar o seu cadastro a cada dois anos ou sempre que tiver alguma mudança na família, como por exemplo:

- Alguém na família nasceu ou morreu;

- A família mudou de endereço;

- Alguém foi morar em outro lugar;

- As crianças entraram ou mudaram de escola;

- Alguém passou a ganhar mais ou menos na família;

- A família mudou de cidade.